Dia Mundial da Saúde: data criada pela OMS marca o calendário neste 7 de abril

 

A saúde universal requer o envolvimento de todos os setores da sociedade para combater a pobreza, a injustiça social, as lacunas educacionais e as condições precárias de vida, entre outros fatores que influenciam a saúde das pessoas. Entre esses fatores, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. Como entidade representativa da especialidade, a ANAMT reitera neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a importância dos Médicos do Trabalho para mudar transformar esse cenário.

O Dia Mundial da Saúde ocorre todos os anos na mesma data em que a OMS foi criada, em 7 de abril de 1948.  Este ano, o tema escolhido pela instituição para conscientizar a sociedade é a construção de um mundo mais justo, equitativo e saudável. A COVID-19 destacou que algumas pessoas podem ter uma vida mais saudável e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras devido às desigualdades em sua posição, status e voz na sociedade e às condições em que nascem, crescem, vivem, trabalho e idade.

Em todo o mundo, alguns grupos não apenas têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver diariamente com pouca renda, têm pior acesso a condições de moradia seguras e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que pagam um salário mínimo, desigualdade e pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água, ar limpos e serviços de saúde, sofrendo com a insegurança alimentar. Os grupos que mais são afetados por essas desvantagens são frequentemente aqueles que sofrem discriminação étnica e de gênero. Essas condições podem levar a um sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura. E prejudicam nossas sociedades e economias.

Saiba mais sobre a campanha no link: Campanha da OMS – Dia Mundial da Saúde 2021.

Por |2021-04-07T15:37:56-03:007 de abril de 2021|Institucional|Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde: data criada pela OMS marca o calendário neste 7 de abril