21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Nesta segunda (21), comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A iniciativa tem como objetivo gerar visibilidade à causa e promover ações em prol das pessoas com deficiência. A inclusão das pessoas com deficiência é um processo que se inicia na família, passa pelas escolas e continua no trabalho.

Contudo, para que esta inclusão ocorra é necessário criar condições e dar suporte à pessoa com deficiência e o médico do trabalho tem um papel fundamental para quebrar essas barreiras.

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Em 2008, o Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o Protocolo Facultativo, e o documento obteve aqui equivalência de emenda constitucional. Da convenção, surgiu a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que trata os objetivos de forma mais concreta e entrou em vigor em janeiro deste ano.

Existem 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo, o equivalente a 15% da população global. Cerca de 80% delas estão em idade de trabalho. No Brasil, de acordo com o IBGE (2015), 6,2% da população tem algum tipo de deficiência.

Por |2020-09-21T10:57:02-03:0021 de setembro de 2020|Saúde no trabalho|Comentários desativados em 21 de setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência