Setembro Amarelo: ações para valorização da vida e prevenção ao suicídio

A quantidade de pessoas que tiram a própria vida vem crescendo ao longo dos anos em todo o Brasil. No mundo, por ano, quase 800 mil pessoas atentam contra a própria vida cometendo o suicídio. No Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum entre os jovens. Segundo especialistas, nove em cada dez casos poderiam ser evitados se o suicida buscasse ajuda ou as pessoas em sua volta identificassem os sinais no suicida.

O Setembro Amarelo é uma iniciativa de conscientização à respeito da prevenção ao suicídio, criada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A ideia é que o tema seja abordado em diversas ações ao longo de todo o mês, para que se quebre o tabu e se discuta efetivamente a importância da saúde mental nas mais diversas esferas da sociedade.

A ANAMT ressalta que o médico do trabalho tem grande poder de reverberar esta campanha, incitando debates e conscientizando os trabalhadores por ele assistidos. Para contribuir com essa discussão e estimular o diálogo dentro das empresas, a Associação vai lançar artes informativas ao longo do mês em formato A4, para que sejam impressas e divulgadas entre os trabalhadores. A primeira delas já pode ser baixada neste link.

Acompanhe a campanha em nosso Facebook ou no Instagram!

Por |2020-09-01T13:45:54-03:001 de setembro de 2020|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Setembro Amarelo: ações para valorização da vida e prevenção ao suicídio