Dia da Imunização: pandemia do novo coronavírus reforça importância das vacinas

Desde que começou a pandemia de covid-19, centros de pesquisa do mundo inteiro buscam uma vacina contra o novo coronavírus. A doença põe em evidência a importância da vacinação, tema que marca esta terça-feira, 9 de junho, Dia da Imunização. Data importante para reforçar a importância de estar com a caderneta de vacinação atualizada, em todas as idades.

Isso porque as vacinas são um importante instrumento que a população tem, gratuitamente, ao seu alcance para evitar uma enorme variedade de doenças, as complicações decorrentes delas e até mesmo a morte

A imunização está entre os quatro eventos que contribuíram decisivamente para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente como saneamento básico, descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina.

Graças a vacinação a varíola foi erradicada do mundo, a poliomielite das Américas, Europa e Oceania e doenças altamente contagiosas como sarampo e difteria tiveram seus números extremamente reduzidos e existe perspectiva de erradicação. Com a vacinação contra o meningococo C os números da doença na Bahia, que conviveu com uma epidemia em Salvador em 2010, reduziram drasticamente.

A manutenção do esquema vacinal em dia, utilizando todas as doses e reforços indicados e as novas vacinas que surgem é uma forma de manter a proteção de todas as pessoas, independente da idade, do gênero e da profissão.

 

Por |2020-06-09T11:23:11-03:009 de junho de 2020|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dia da Imunização: pandemia do novo coronavírus reforça importância das vacinas