Dia Mundial do Meio Ambiente marca o calendário neste 5 de junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A celebração da data tem como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que visem à preservação ambiental.

A data foi instituída em 1974 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizado na cidade de Estocolmo, Suécia, entre os dias 5 e 16 de junho. A conferência teve a participação de representantes de 115 países e de diversas organizações de variados segmentos.

Esse evento ocorreu diante da preocupação crescente com a necessidade de uso sustentável dos recursos do planeta e sua Declaração Final apresenta princípios que abordam a necessidade de inspirar e guiar a população em busca da preservação ambiental.

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente também serviu para guiar as futuras ações da Organização das Nações Unidas em relação ao meio ambiente. Entre essas ações, podemos destacar a criação, no final do ano de 1972, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que coordena os trabalhos da Organização das Nações Unidas relacionadas ao meio ambiente.

Entre as prioridades do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente podemos destacar a gestão dos ecossistemas, aspectos ambientais de catástrofes e conflitos, governança ambiental, mudanças climáticas, entre outras.

(Com informações: UOL)

Por |2020-06-05T10:52:22-03:005 de junho de 2020|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dia Mundial do Meio Ambiente marca o calendário neste 5 de junho