CFQ se posiciona em relação a mecanismos de desinfecção de pessoas

Recentemente, o Conselho Federal de Química (CFQ) se posicionou em relação à instalação de equipamentos, em vias públicas, supostamente destinados a eliminar cargas virais, entre elas a de Covid-19. Algumas empresas têm cobrado do médico do trabalho essa medida preventiva, entretanto o CFQ e a Associação Brasileira de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA) esclarecem que não há estudos científicos que comprovem a eficácia do uso desse tipo de desinfecção para eliminar microrganismos que possam estar depositados em roupas.

A nota cita também um posicionamento da Anvisa, que afirma que a aplicação de qualquer saneante em pessoas por meio de dispositivos de nebulização ou de aspersão, instalados em vias públicas ou entradas de empresas, é uma prática que pode causar graves danos à saúde, como irritação da pele e das vias aéreas.

“Nenhum desinfetante deve ser utilizado para a descontaminação de pessoas, pois esses produtos não são considerados antissépticos de uso tópico”, afirma o texto.

Por fim, o CFQ recomenda à população que não se exponha a tais dispositivos de “desinfecção” e sugere às empresas e ao poder público que posterguem investimentos na aquisição de tais equipamentos até que se tenha comprovação de sua eficácia:

“A falsa sensação de segurança que tais dispositivos eventualmente proporcionam pode levar as pessoas a relaxarem nos procedimentos básicos e já consagrados para reduzir o risco de contaminação pela Covid-19: usar máscara, higienizar correta e frequentemente as mãos com água e sabão (ou álcool gel) e evitar aglomerações sociais”.

Pronto socorro de São Gonçalo (RJ) recebe túnel de desinfecção

 

Por |2020-05-14T16:01:10-03:0014 de maio de 2020|Saúde no trabalho|Comentários desativados em CFQ se posiciona em relação a mecanismos de desinfecção de pessoas