Nota de apoio à Associação Brasileira de Psiquiatria, pacientes e seus familiares

A ANAMT – entidade representativa dos Médicos do Trabalho do Brasil e maior associação da especialidade na América Latina – manifesta insatisfação e preocupação com o desabastecimento dos medicamentos Carbonato de Lítio e Cloridrato de Imipramina no país, ambos ausentes do mercado há cerca de 60 dias.

O carbonato de lítio é o único medicamento da classe dos estabilizadores de humor que tem sua segurança e eficácia comprovadas e é indicado para uso diário e contínuo por pacientes com transtorno afetivo bipolar e para o tratamento de transtornos depressivos graves. Ele permite que os pacientes possam ter uma vida social normal, o que inclui a rotina de trabalho.

A interrupção do uso de qualquer medicamento psiquiátrico pode acarretar o agravamento dos sintomas e, consequentemente, do quadro como um todo. A alteração da medicação acarreta riscos de alterações do quadro clínico e, em casos mais graves, é possível termos como consequência um aumento do número de casos de suicídio no país.

No ambiente de trabalho, poderemos estar diante de desdobramentos como absenteísmo, o aumento no número de pedidos de afastamento e até acidentes laborais, colocando em risco a saúde e segurança desses pacientes e de seus colegas de trabalho.

A ANAMT reforça a cobrança pela falta desses medicamentos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e faz um apelo aos demais órgãos responsáveis para que as medidas necessárias para a retomada do abastecimento sejam tomadas.

 

 

Dra. Rosylane das Mercês Rocha
Presidente da ANAMT

Por |2020-03-16T13:37:03-03:0013 de março de 2020|Institucional|Comentários desativados em Nota de apoio à Associação Brasileira de Psiquiatria, pacientes e seus familiares