Ginástica laboral ajuda a aliviar as tensões no trabalho

A ginástica laboral vem se mostrando importante aliada dos trabalhadores no alívio das tensões físicas e mentais do dia a dia, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Diferente das práticas em academias ou esportivas que visam o condicionamento físico geral, a ginástica laboral, de curta duração, realizada no próprio local de trabalho, tem objetivo bem específico: exercitar e alongar as musculaturas e articulações mais envolvidas nas tarefas diárias.

Segundo a presidente da Associação brasileira de Ginástica Laboral, Valquíria de Lima, em entrevista ao SST em Áudio, da plataforma Sesi Viva Mais, a prática ajuda a evitar o desconforto físico, minimiza a fadiga  e reduz a intensidade de dor e cansaço durante a jornada de trabalho.

“ Os  programas envolvem também exercícios respiratórios para oxigenar o organismo que beneficiam o cérebro, ativando a memória, a concentração, além de proporcionar  alívio do estresse”, explica a especialista em ginástica corretiva postural.

De acordo com a Previdência Social, problemas osteomusculares e reações ao estresse, como transtorno mental, ansiedade, depressão e pânico, estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.

Valquíria enfatiza que a ginástica laboral pode ser facilmente incorporada à rotina da empresa sem interferir na produtividade. Para saber mais, ouça a entrevista completa pelo link SST em Áudio, também disponível na versão mobile.

(Fonte: SST em Áudio)

Por |2019-06-19T10:22:23-03:0019 de junho de 2019|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Ginástica laboral ajuda a aliviar as tensões no trabalho