Fundacentro e OIT querem Dia Internacional de Segurança e Saúde nas Escolas

O diretor do Escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn, recebeu nesta quarta, 5 de junho, o chefe da Fundacentro do Distrito Federal, Dionisio Leone Lamera, e o técnico de segurança do trabalho, Orlandino dos Santos. O objetivo da reunião foi solicitar à Organização Internacional do Trabalho a criação do Dia Internacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

Santos foi o idealizador do projeto Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) nas escolas em Duque de Caxias/RJ, que ganhou proporção nacional, culminando na criação da Lei Federal nº 12.645, de 16 de maio de 2012. Essa legislação instituiu o 10 de Outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas.

“A reunião foi boa e muito produtiva. O Dr. Martin Hahn se interessou pela nossa solicitação e vai encaminhar a nossa reivindicação a área da OIT em Genebra que trata sobre assuntos de Segurança e Saúde no Trabalho”, relata Lamera. “Precisamos criar uma cultura de Segurança e Saúde no Trabalho. Isso começa no ensino fundamental para que as crianças cresçam com uma consciência prevencionista, pois serão futuros trabalhadores e empresários conscientes, já preocupados com os ambientes de trabalho e em fazer prevenção”, completa.

A presidente da Fundacentro, Marina Battilani, havia recebido anteriormente o técnico de segurança Orlandino dos Santos em São Paulo/SP, no dia 8 de maio. Na ocasião, a reunião abordou a atuação da instituição nas escolas, visando à conscientização dos estudantes para a prevenção de acidentes de trabalho.

Uma das iniciativas da Fundacentro, nesse sentido, é a Cartilha “10 de Outubro – Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas”. “O principal objetivo deste material é dar subsídios para que as escolas e os profissionais envolvidos possam incorporar a temática da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) no cotidiano escolar, conforme estabelecido pela Lei nº 12.645/2012, que instituiu o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas”, afirma-se no início do produto.

(Fonte: Fundacentro)

Por |2019-06-14T11:54:33-03:0014 de junho de 2019|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Fundacentro e OIT querem Dia Internacional de Segurança e Saúde nas Escolas