Congresso: 4ª Mostra de Cinema terá a presença do cineasta Beto Novaes

A tradicional mostra de cinema com foco na Medicina do Trabalho será reeditada no 17º Congresso Nacional da ANAMT, que será realizado nos dias 15 a 18 de maio, em Brasília. Além da apresentação de documentários e filmes ligados ao universo do trabalho, a 4ª Mostra de Cinema ANAMT contará com a presença do cineasta Beto Novaes. Professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele concentra sua produção em temas relacionados ao mundo do trabalho, a luta dos trabalhadores rurais e a exploração dos mesmos.

Além da exibição de documentários produzidos por Beto Novaes, a mostra de cinema também contará com um ciclo de debates relacionado ao conteúdo exibido. De acordo com o Dr. José Hildoberto, idealizador da mostra, o cinema é uma poderosa arma para ampliar o debate de questões relacionadas à segurança do trabalho e dignidade dos trabalhadores.

“O cinema é uma mídia capaz de transmitir informações. Eles podem ser vistos, analisados e debatidos para aprofundar nossa percepção sobre determinado tempo. Além de uma arte, também é uma forma de educação e aprendizado”, afirma Hildoberto. “Sempre que exibimos os filmes no Congresso da ANAMT, abrimos um painel com o público para debatermos o que foi apresentado e o que nós, Médicos do Trabalho, podemos fazer a respeito”.

A Mostra de Cinema ANAMT foi realizada pela primeira vez em 2010, durante a 14ª edição do Congresso, em Gramado. Desde então, a atividade é reeditada a cada três anos. “A própria cidade de Gramado foi nossa inspiração para a Mostra de Cinema”, relembra Hildoberto. “Quando o Congresso foi marcado para Gramado, pensamos no Festival de Cinema de Gramado e as ideias casaram-se perfeitamente”.

Confira abaixo a programação completa da 4ª Mostra de Cinema ANAMT:

Dia 16 de maio:
Mulheres das Águas (2017) – Beto Novaes
O documentário retrata a vida e as lutas das pescadoras nos manguezais do Nordeste do Brasil. O modo de vida e a sobrevivência de suas famílias estão ameaçados pela poluição de grandes indústrias e pelo turismo predatório que causam danos ao ecossistema dos manguezais, onde inúmeras espécies marinhas se reproduzem.

Agrofloresta é Mais (2018) – Beto Novaes
A produção mostra como uma área degradada pela produção extensiva de búfalos – a Fazenda São Miguel, em Antonina (PR) – na região da Mata Atlântica paranaense, foi transformada por meio de iniciativas de recuperação do meio ambiente pela produção agroflorestal, com produção de alimentos e preservação da biodiversidade.

Dia 17 de maio:
His New Job (1915) – Charlie Chaplin
Primeiro filme em que Chaplin é creditado nominalmente, a película conta a história de um personagem que personagem ganha a chance de substituir um ator que não aparece no estúdio para a gravação.

Fernandas (2016) – ANAMT
O documentário Fernandas é um manifesto pela inclusão e apresenta depoimentos e opiniões, reforçando o chamamento para que cada pessoa seja uma Fernanda, no seu dia a dia, na rua, em casa, no trabalho e na sociedade.

Serviço:

17º Congresso Nacional da ANAMT
Tema: Valores Essenciais Frente às Transformações do Trabalho: Hoje e Amanhã
Data: 15 a 18 de maio de 2019
Local: CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – Setor de Clubes Esportivo Sul – Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50, Brasília (DF)
Site: http://www.congressoanamt2019.com.br/

Por |2019-03-11T10:23:39-03:0011 de março de 2019|Eventos|Comentários desativados em Congresso: 4ª Mostra de Cinema terá a presença do cineasta Beto Novaes