Fadiga: piloto dorme durante voo e passa do aeroporto na Austrália

Um piloto na Austrália adormeceu nos controles durante um voo entre a Tasmânia e King Island, passou do destino e precisou retornar para pousar. Segundo autoridades, o Departamento de Segurança de Transporte da Austrália (ATSB na sigla em inglês) está investigando o incidente.

“Durante o trajeto, o piloto dormiu, o que fez com que a aeronave sobrevoasse a King Island por 46 km”, disse a ATSB em um comunicado.

Os dados de rastreamento mostram que o voo pousou com segurança na manhã de 8 de novembro, apesar de seu ligeiro desvio. No entanto, o caso está sendo tratado como um “incidente operacional grave” pela ATSB.

Os investigadores irão interrogar o piloto, coletar provas e revisar os procedimentos da empresa antes de enviar um relatório final. A investigação deverá ser concluída em março de 2019.

A aeronave, um bimotor Navajo VH-TWU, era operada pela empresa Vortex Air e acomoda apenas nove pessoas, realizando vários voos por dia. Dados revelados pelo jornal “The Australian” revelaram que o avião voou sete vezes em 8 de novembro, incluindo a do incidente.

Pilotos, inclusive, dormem “ao volante” com muito mais frequência do que os passageiros imaginam. Mais de 50% deles admitiram adormecer enquanto estavam no comando de um avião, de acordo com uma pesquisa de 2013 do sindicato.

Daqueles que admitiram ter dormido, 29% também disseram que, quando acordaram, o copiloto também estava dormindo.

Especialistas dizem que não dormir o suficiente é um problema de segurança maior para os pilotos do que dormir no cockpit.

— Nenhuma aeronave na história da aviação caiu porque um piloto dormiu nos controles — disse David Learmount, ex-piloto da Força Aérea Real e editor de segurança da revista Flight Global ao The Guardian na época. — Isso nunca aconteceu. Por outro lado, acidentes que resultaram de fadiga? Existem muitos, muitos desses — concluiu.

Na maior parte das vezes, pilotos dormindo durante voos não é um grande problema, já que a aeronave é colocada no piloto automático. No entanto, considerando que o voo da Tasmânia para King Island leva apenas cerca de 45 minutos, pode não ser o momento mais sensato para tirar uma soneca.

(Fonte: Extra)

Por |2018-12-04T15:04:10-02:004 de dezembro de 2018|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Fadiga: piloto dorme durante voo e passa do aeroporto na Austrália