Saúde mental dos trabalhadores da saúde pública em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

CONTEXTO: Os transtornos mentais relacionados ao trabalho são reconhecidos como um problema global de saúde.

OBJETIVO: Este estudo buscou avaliar a prevalência e os fatores associados aos transtornos mentais mais frequentes, além da ideação suicida recorrente entre os trabalhadores públicos da área da saúde.

MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal entre trabalhadores municipais que atuam na área da saúde. Coletaram-se dados sociodemográficos e fatores ocupacionais como tipo de vínculo, setor de atuação, função desempenhada, antiguidade no cargo e existência de conflitos interpessoais no trabalho (CIT). Os indicadores de saúde mental utilizados foram transtornos mentais comuns (TMC) e ideação suicida, usando Self Reporting Questionnaire (SRQ-20). A análise estatística recorreu aos métodos χ2 e regressão de Poisson.

RESULTADOS: Entre os 597 entrevistados, verificou-se prevalência de TMC de 20,3% e de ideação suicida de 11,6%. Trabalhadores concursados e mais jovens apresentaram aumento nas taxas de TMC, enquanto a ideação suicida predominou entre pessoas com escolaridade alta e viúvos ou separados/divorciados. Os trabalhadores que exercem as funções de médicos, administrativos, higienizadoras e agentes comunitários apresentaram as prevalências mais elevadas de TMC. No entanto não houve associação entre função e ideação suicida após análise multivariada. A ocorrência de CIT associou-se com o aumento dos indicadores de saúde mental, de forma mais intensa quando relacionada a chefias e colegas.

CONCLUSÃO: Os dois indicadores estudados (TMC e ideação suicida) alertam para uma situação preocupante quanto à saúde mental dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde coletiva. Apesar de possíveis limitações do questionário utilizado para definir os critérios, o CIT foi o principal fator associado com a piora dos indicadores de saúde mental, sinalizando a necessidade de abordagens específicas para melhorar o ambiente psicossocial de trabalho.

Palavras-chave: saúde mental; saúde do trabalhador; transtornos mentais; ideação suicida; conflito (psicologia).

Leia o artigo na íntegra no site da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho.

Por |2018-10-10T11:43:52-03:0010 de outubro de 2018|Artigos|Comentários desativados em Saúde mental dos trabalhadores da saúde pública em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul