Seminário Centro-Oeste: o equilíbrio para um trabalho mais seguro e saudável

Diversos temas importantes foram debatidos neste primeiro dia do Seminário Centro-Oeste da ANAMT, realizado na Associação Médica de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Durante toda a programação desta sexta-feira (10), profissionais renomados em suas áreas abordaram assuntos relacionados a nova lei trabalhista, pontos técnicos, éticos e legais da perícia médica, Previdência Social, além de novas tecnologias voltadas para a Medicina do Trabalho.

Para a presidente da ANAMT, Márcia Bandini, as conferências foram uma oportunidade de mostrar o quão longe o Brasil está longe de mudar na área trabalhista e como é difícil promover essas mudanças. “A ANAMT vem buscar esse ponto de equilíbrio do trabalho mais segura e saudável para todos, sem prejuízo a nenhuma das partes”, pontuou.

Sobre a edição no Centro-Oeste, ela destaca a importância da região para a economia do país. “Industrialmente o cenário daqui está mudando, ganhando mais força com o agronegócio se modificando. Isso resolve os problemas e traz desafios de estar aqui e poder contribuir com os avanços”, concluiu.

Melhorias como a gestão da saúde do trabalhador foi apontada pelo conferencista Fernando Akio Mariya. “Hoje o médico do trabalho tem que saber o que fazer para resolver o problema de saúde dos trabalhadores de uma determina área. Antes as técnicas eram mais cartoriais. Agora falamos no que de prático podemos impactar positivamente na saúde dos empregados”.

O especialista afirma que as empresas estão à procura dos médicos do trabalho que não sigam somente a legislação. “Precisamos fazer a mudança de chave. Nos atualizar e modernizar. Isso já tinha que ter começado com o eSocial. Os empregadores vão procurar maior produtividade dos seus funcionários com mais saúde”.

Outro ponto bastante destacado entre os palestrantes foi a importância da humanização do atendimento. “Precisamos antes de tudo saber com que nós estamos nos relacionando. Ter mais tempos para atender as pessoas. Olhar nos seus olhos e fazer uma medicina mais digna”, concluiu a doutora Rosa Amélia Dantas. As atividades encerraram no início da noite, após muita troca de experiências, dúvidas e conhecimento.

Por |2018-08-10T20:30:23-03:0010 de agosto de 2018|Eventos|Comentários desativados em Seminário Centro-Oeste: o equilíbrio para um trabalho mais seguro e saudável