ANAMT supera desafios logísticos e, sem impactos, realiza a XLIV Prova de Título

A ANAMT realizou com sucesso, nos dias 26 e 27 de maio, a XLIV Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. O exame foi voltado aos profissionais integrantes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e realizado simultaneamente em Brasília (DF), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Um dos principais desafios enfrentados foi a recente greve dos caminhoneiros, que limitou a chegada de combustíveis a várias regiões do país, prejudicando aeroportos e o transporte púbico. Após analisar o cenário que se desenhava, a Comissão de Prova de Título da ANAMT concluiu que um possível adiamento ou cancelamento traria mais transtornos e possíveis prejuízos aos inscritos. O sucesso na realização da prova mostra que foi uma decisão acertada. O índice de ausência em todo o Brasil foi de 10%, semelhante ao de outras aplicações.

“O impacto foi inexistente quando você compara o percentual de faltosos em relação às últimas edições”, afirma o diretor de Título de Especialista da ANAMT, Dr. Alfredo Cherem. “Na quarta e quinta-feira anteriores à Prova de Título, enviamos mensagens de SMS aos inscritos confirmando a aplicação porque compreendemos que o cancelamento afetaria os inscritos muito mais do que a greve. E ficamos satisfeitos em constatar que essa foi a melhor decisão”.

Restrita aos integrantes do SESMT, a prova foi realizada devido ao significativo número de profissionais que atuam no sistema que não possuem a titulação. Por determinação do Ministério do Trabalho (Portaria nº2018/2014), eles têm até dezembro de 2018 para obtê-la. Estes médicos, portanto, foram enquadrados em uma categoria especial em função da possibilidade de perda de emprego caso não regularizem sua situação.

“Consideramos a prova um sucesso pois conseguimos a participação de 70% de todos os que atuam no SESMT, mas não têm a titulação”, ressalta Cherem. Ainda de acordo com o diretor de Título de Especialista da ANAMT, aqueles que não foram aprovados neste certame têm mais uma oportunidade para fazê-lo ainda em 2018. “Em novembro deste ano, realizaremos mais uma Prova de Título de Especialista. Ela será aplicada em São Paulo e aberta aos demais profissionais, não apenas aqueles que atuam no SESMT”.
Para mais informações sobre a próxima Prova de Título da ANAMT, acompanhe as mídias da associação, nas quais o edital será divulgado amplamente.

Por |2018-05-29T12:01:07-03:0029 de maio de 2018|Institucional|Comentários desativados em ANAMT supera desafios logísticos e, sem impactos, realiza a XLIV Prova de Título