Presidente da ANAMT participa de seminário no TRT da 15ª Região

Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT e professora do Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP, a Dra. Marcia Bandini participou do seminário “Os desafios na proteção à saúde e à segurança do trabalhador em face da reforma trabalhista”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas – SP) e pelo Programa Trabalho Seguro. O evento foi mais uma ação da campanha Abril Verde, que busca conscientizar sobre saúde e segurança no trabalho, e aconteceu em 27 de abril na sede do TRT-15.

Em uma apresentação marcada por gráficos sobre os elevados números de acidentes de trabalho no Brasil (foram quase 5 milhões de ocorrências em 2012, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde), a Dra. Marcia Bandini destacou que a fragilização institucional é uma das causas para este cenário, e mencionou fatores como a Reforma Trabalhista, a terceirização e as falhas na fiscalização de SST. Ela também criticou a “judicialização” da saúde do trabalhador por meio do adicional de insalubridade. Para reverter esta situação, Bandini acredita em uma maior inclusão dos trabalhadores nas políticas de saúde e segurança das empresas. Ela também propõe a criação de um círculo virtuoso, formado por ambientes de trabalho seguros e saudáveis, recursos para a saúde pessoal e envolvimento das empresas na comunidade.

A Dra. Marcia Bandini participou do primeiro painel do seminário, “Os desafios da saúde e segurança do trabalhador”, ao lado do diretor da Escola Judicial do TRT-15, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, e do professor Gilmar da Cunha Trivelato, pesquisador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Trabalho, Saúde e Ambiente da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro).

O seminário também teve painel sobre as contradições entre avanços tecnológicos, saúde e segurança do trabalho, apresentado pelos juízes do trabalho Firmino Alves Lima e Homero Batista Mateus da Silva, e pelo procurador do trabalho Silvio Beltramelli Neto. O seminário foi encerrado por painel sobre as novas formas de trabalho introduzidas pela reforma trabalhista e suas consequências para a segurança do trabalhador, apresentado pelo desembargador Fabio Grasselli, e pela médica   Renata Matsmoto, chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), órgão do Ministério do Trabalho (MT).

 

Por |2018-05-09T15:43:43-03:009 de maio de 2018|Eventos|Comentários desativados em Presidente da ANAMT participa de seminário no TRT da 15ª Região