Levantamento inédito revela tamanho da subnotificação de mortes no trabalho

Levantamento inédito do Ministério do Trabalho (MT) e Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul aponta que, em 2016, apenas 27,5% dos acidentes de trabalho fatais chegaram às estatísticas oficiais.

O dado é resultado de estudo realizado pelo auditor-fiscal do Trabalho Otávio Kolowski Rodrigues, com apoio do MPT, e que será apresentado em evento alusivo ao Abril Verde, organizado pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre, em parceria com o MPT-RS, na quinta-feira (26/4). Durante todo o dia, haverá projeções de dados em telão e distribuição de folders no Largo Glênio Peres, na capital gaúcha. A partir das 14h, serão apresentados à imprensa e ao público em geral os dados completos do estudo, realizado em parceria entre MT e MPT, baseando-se no cruzamento de dados das Polícias Civil, Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Nacional de Atendimento Médico (SINAM), do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT) e do registro de óbitos de servidores públicos da área de segurança pública.

O evento antecede o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em 28 de abril. Também é parceiro do evento o Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4). Na ocasião, também será lançada a Campanha Nacional de Prevenção aos Acidentes do Trabalho (CANPAT), do MT.

Serviço:
Apresentação do estudo sobre acidentes de trabalho fatais no Estado do Rio Grande do Sul em 2016
Local: Largo Glênio Peres (Centro), Porto Alegre-RS
Horário: a partir das 14h

(Fonte: MPT/Rio Grande do Sul)

Por |2018-04-11T10:39:26-03:0011 de abril de 2018|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Levantamento inédito revela tamanho da subnotificação de mortes no trabalho