Dia Mundial da Saúde: “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o conceito de saúde pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.

Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. Como entidade representativa da especialidade, a ANAMT reitera neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a importância dos Médicos do Trabalho nesse contexto e das discussões acerca da saúde da população.

Este ano, o tema escolhido pela OPAS/OMS para conscientizar a sociedade é “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”. Na data, os dois organismos internacionais chamam a atenção para a importância da saúde universal – que significa garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer forma de preconceito e sem sofrer dificuldades financeiras.

O principal objetivo da campanha deste ano é aumentar a conscientização sobre a necessidade de cobertura e acesso à saúde universal, além dos benefícios que isso pode trazer. Hoje, por exemplo, ao menos metade da população mundial ainda não tem acesso aos serviços de saúde dos quais necessitam. Esse fato força milhões de pessoas à pobreza enquanto lutam para pagar seus gastos com saúde.

O Dia Mundial da Saúde ocorre todos os anos na mesma data em que a OMS foi criada, em 7 de abril de 1948. Neste ano, as Américas lembram o 40º aniversário da Declaração de Alma-Ata, de 1978, que já reconhecia a importância da medicina tradicional para a saúde e o bem-estar das pessoas. Embora grandes avanços tenham sido alcançados em termos de saúde, a região continua a ser uma das mais desiguais. O direito a esses e outros cuidados de saúde estão garantidos na Constituição da OMS e são amplamente defendidos pela ANAMT.

Seminários Centro-Oeste e Norte/Nordeste

Com o objetivo de propiciar a saúde integral nos ambientes de trabalho, a ANAMT abordará temas relativos a esse debate no Seminário Norte/Nordeste da ANAMT, entre os dias 31 maio e 2 de junho no Piauí, e no Seminário Centro-Oeste ANAMT, de dia 9 a 11 de agosto no Mato Grosso do Sul.

Debates como “Desafios e estratégias para a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho” e a “Nova lei trabalhista e o compromisso brasileiro com o trabalho digno” estão na programação.

Veja mais informações sobre os eventos em: http://seminariosanamt.com.br/

Por |2018-04-07T12:59:29-03:007 de abril de 2018|Institucional|Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde: “Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”