28 de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial de Combate a LER/Dort

Em 28 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional de Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). A data chama atenção para este adoecimento que atinge milhões de brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, mostrou que em 2013, 3.568.095 trabalhadores disseram ter tido diagnóstico de LER/Dort. Há décadas, dentre as doenças ocupacionais, são as mais frequentes nas estatísticas da Previdência Social.

As LER/Dort ganharam visibilidade nos anos 1990 a partir da integração de movimentos promovidos pelas entidades sindicais de trabalhadores e da produção de textos científicos sobre o tema. Nessa época, surgiram os primeiros protocolos dos então ministérios da Saúde e da Previdência Social.

Apesar das conquistas normativas, os trabalhadores sofrem com metas inatingíveis, avaliações de desempenho com repercussões sobre a remuneração, humilhações, sensação de impotência e assédio moral. As consequências à saúde vêm dos desgastes físicos e psíquicos a que são submetidos os trabalhadores.

Neste cenário, os processos produtivos e de serviços que mantêm a exigência de movimentos repetitivos se destacam na ocorrência de LER/Dort. Linhas de montagem e embalagem, frigoríficos, bancos, teleatendimento, entre outros, geram desgaste e ocorrência de afecções musculoesqueléticas crônicas, incapacitantes e acompanhadas de sofrimento e transtornos psíquicos. Outros aspectos psicossociais do trabalho também contribuem para o surgimento e agravamento das LER/Dort, como a falta de suporte social no trabalho, gestão baseada no assédio moral e pressão psicológica constante.

É fundamental para se prevenir esse tipo de adoecimento que se alterem os fundamentos da gestão e organização do trabalho. Nesse sentido, a ANAMT ressalta a importância do papel dos Médicos do Trabalho na prevenção dos casos, que devem realizar o PCMSO a partir de uma avaliação do ambiente de trabalho e as necessidades dos trabalhadores para realizarem suas tarefas.

(Com informações: Fundacentro)

Por |2018-02-28T11:34:12-03:0028 de fevereiro de 2018|Saúde no trabalho|Comentários desativados em 28 de fevereiro é marcado pelo Dia Mundial de Combate a LER/Dort