Câmara concede Título de Cidadão à médica do trabalho Jandira Dantas em Recife

Aos 86 anos e com a simplicidade de quem conhece a vida, a médica do Trabalho Jandira Dantas Machado, emocionou e arrancou risos da plateia, ao receber o Título de Cidadã do Recife hoje, 15, concedido pelo vereador Jairo Britto (PT), na Câmara Municipal. A paixão pela Saúde do Trabalhador começou quando ela visitou pela primeira vez um parque industrial, a da Fábrica de Tecidos Paulista, impressionando-a de tal modo que nunca mais se distanciou da causa. Já foi rotulada de “maluca”, porque de medicina do trabalho ninguém tinha ouvido falar naquela época. Mas ela abraçou a causa e batalhou pelo que acreditava.

A doutora Jandira Dantas, com emoção e do alto de seus quase 86 anos de vida e caminhada, optou por um discurso aonde não falou de seu trabalho, tão decantado por todos. Preferiu falar de amor e de amizade. Nominou a cada uma das pessoas na plateia, com a voz curta, inaudível às vezes, porém firme. Aqui estavam seus familiares, filhos, irmãos netos e amigos, muitos amigos. E não podia ser diferente em se tratando de alguém cuja vida escreveria muitos livros. Mas a humildade é parte daqueles que fazem muito e fazem bem feito. Não precisam falar de si mesmos. A estrada que percorreram é o melhor curriculum. E a de Jandira Dantas é exemplar. De dar inveja, da boa, claro.

E foi isso que o vereador Jairo Britto não poupou elogios à trajetória dela. Ressaltou o  carinho e paixão que ela sempre teve pela Medicina do Trabalho, fazendo perícias para a Justiça do Trabalho, realizando aperfeiçoamento no Brasil e no estrangeiro, ou ainda como consultora de empresas de nosso Estado. Contou um pouco da vida dela, que nasceu em Rosário do Catete, Sergipe, em 1931, e veio para o Recife em 1939, com apenas oito anos de idade. Estudou na antiga Escola Normal de Pernambuco (hoje Instituto de Educação de Pernambuco). Fez Faculdade de Medicina do Recife, em 1950.

Continuou na luta e na paixão pela Medicina do Trabalho. Foi diretora da Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho durante oito anos na Delegacia Regional do Trabalho – DRT/ Recife-PE.  Desenvolveu pesquisas em pedreiras, salinas, padarias, e junto ao trabalhador da cana-de-açúcar. Organizou o Curso de Técnico de Segurança do Trabalho, na Escola Técnica Federal Recife-PE (1973). Mas contar tudo, encheria páginas.

De fato. A vida de Jandira daria muitos livros e por isso é merecedora desta homenagem. Tanto assim, que Roberto Dantas, representante da Fundacentro, e sobrinho da médica se desfez em mesuras para a tia Janda. Tem explicação. Jandira Dantas, além de colega de Fundacentro, também é tia dele. Por isso tanta emoção em prestar homenagem para ela.

(Fonte: Câmara Municipal do Recife)

Por |2017-12-18T09:54:21-02:0018 de dezembro de 2017|Eventos|Comentários desativados em Câmara concede Título de Cidadão à médica do trabalho Jandira Dantas em Recife