ANAMT participa de XV Congresso Latino-americano de Saúde Ocupacional

A ANAMT esteve no XV Congresso Latinoamericano de Saúde Ocupacional (ALSO), realizado na Guatemala entre os dias 11 e 13 de outubro. A presidente da ANAMT, Dra. Marcia Bandini, o diretor de Relações Internacionais da Associação, Dr. João Silvestre, e o editor da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), Prof. René Mendes, representaram a entidade no evento, com participações em mesas redondas e conferências.

“O XV Congresso da ALSO consolida a aliança latino-americana para promover e proteger a saúde dos trabalhadores em nossa região. As parceiras com a OPAS e a ICOH tem sido muito produtivas, como o que vimos no Simpósio Mulher, Saúde e Trabalho. Como um dos países fundadores da ALSO, os brasileiros têm motivos para estar orgulhosos da semente que plantamos já quase trinta anos e dos frutos que estamos colhendo”, destacou Dra. Marcia Bandini, que participou de uma mesa redonda sobre habilidades requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho.

“Apesar de sermos os únicos a falar português no eixo latinoamericano, há diversos fatores culturais e ambientais que aproximam as nossas realidades. Sempre é importante conhecer as experiências exitosas, ou não, que podem auxiliar na construção de novos padrões técnicos voltados para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores”, pontuou Dr. João Silvestre, que participou de uma mesa redonda sobre consumo de álcool e drogas entre trabalhadores no Brasil.

“Os procedimentos recomendados de rastreio do uso abusivo são muito similares aos do Brasil, porque são baseados em protocolos internacionais. E observamos que há uma preocupação quanto à protocolos de saúde e segurança dos trabalhadores e de terceiros que podem ser impactadas pelo consumo abusivo tanto de álcool, como de drogas e outras substâncias psicoativas”, analisou Dr. João Silvestre.

Dra. Marcia também ressaltou que o evento foi uma oportunidade de fortalecer o relacionamento da ANAMT com outros países participantes, divulgar a RBMT e preparar os trabalhos para o Congresso Pan-Americano de Medicina do Trabalho Ocupacional, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2018.

Participante de conferências sobre promoção da saúde e segurança do trabalho entre trabalhadores informais e outra sobre o Código Internacional de Ética para profissionais de saúde ocupacional, Prof. René Mendes pontua que os países latino-americanos têm muitas semelhanças na área de SST, com tendência de precarização do trabalho nos setores formal e informal da economia, cujo quadro mais grave se encontra no Brasil.

Prof. René Mendes também foi homenageado no evento pela ALSO. “O ano em que completo 45 anos de profissão está sendo marcado por muitas homenagens. Recebi uma linda homenagem na categoria de “Fundadores da Saúde Ocupacional na América Latina. Agradeço a generosidade dos dirigentes da ALSO, por haverem me escolhido para receber esta grande distinção”.

Dra. Marcia Bandini e Dr. João Silvestre no  XV Congresso da ALSO

Por |2017-10-16T16:28:10-02:0016 de outubro de 2017|Institucional|Comentários desativados em ANAMT participa de XV Congresso Latino-americano de Saúde Ocupacional