Povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar estresse

Contas, números, preocupações com gastos. São muitos motivos que provocam o stress.
Uma pesquisa feita em vinte países mostra que os brasileiros são os que mais se preocupam em controlar isso.

O trânsito é apontado como uma das principais causas de estresse para os paulistanos. Só que ele está longe de ser o único estopim pro estresse do dia a dia.

Trabalho, trânsito, correria… Com tanta pressão assim, como fazer para manter o equilíbrio e evitar entrar na escuridão do estresse?

Uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor em 20 países mostrou que o povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse: 61% dos brasileiros consideram isso muito importante para manter uma boa saúde.

Só que os brasileiros muitas vezes falam e não fazem. Tanto é que quase 13,8% dos entrevistados disseram que estão parados, sedentários e que não fazem praticamente nada para controlar os níveis de estresse no dia a dia. A mudança, claro, tem que começar por nós mesmos. É preciso fazer a mente ficar em um ritmo diferente, mesmo no meio de todo o caos.

Em um mundo à parte, também fica quem está se movimentando para relaxar a cabeça. Mesmo quando não dá para desligar totalmente. Para a pesquisadora da Euromonitor Angélica Salado, o exercício deve ser um aliado, também para controlar os níveis de estresse.

“A preocupação continua muito em controlar o peso, em emagrecer, então as ações que ele toma são muito mais voltadas para emagrecer e para manter um corpo adequado do que fato pra melhorar a saúde como um todo”, diz ela.

É que quando a gente fica muito irritado, isso afeta os nossos hormônios, de acordo com Marcelo Ferraz Sampaio, cardiologista e coordenador do check-up da Beneficência Portuguesa.

“Nós ficamos doentes com o stress porque o stress altera todo o equilíbrio hormonal, que é muito importante no nosso físico, além de produzir substâncias que podem aumentar a pressão arterial, podem aumentar a frequência cardíaca, com isso podem gerar doenças cardíacas como infarto, doenças neurológicas como AVC, cânceres e infecções.”

(Fonte: Jornal Hoje)

Por |2017-10-06T10:05:06-03:006 de outubro de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar estresse