4 de outubro: celebração do Dia da Medicina do Trabalho marca a data

Os médicos do trabalho em todo o mundo celebram, nesta quarta-feira, uma data especial para a especialidade. Trata-se do Dia da Medicina do Trabalho, comemorado no dia 4 de outubro em homenagem ao nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714), considerado o precursor da especialidade. Há mais de 300 anos, Rammazini começou a pavimentar rumos que seguimos até hoje: o estabelecido de ligações entre determinadas ocupações e as enfermidades sofridas pelas profissionais que as praticavam.

A partir desses estudos, o então professor da Universidade de Pádua, na Itália, publicou a obra De Morbis Artificum Diatriba (As Doenças dos Trabalhadores, em português), na qual relacionava riscos associados a 52 ocupações. A pesquisa listava danos causados por agentes químicos, físicos, biológicos, entre outros.

Os critérios de classificação empírica elaborados por Ramazzini — que também se destacou por ser um dos primeiros a defender o uso do quinino para o tratamento da malária — serviram como base para a sistematização da Patologia do Trabalho, utilizada em diversos países.

A escolha da data é para a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) a consolidação do exercício da profissão. A celebração vem de encontro ao anseio de pôr em evidência a atuação da categoria e sua responsabilidade na manutenção de condições ideais de trabalho.

XVI Fórum Presença ANAMT

O Brasil vive um momento único em sua história. As reformas trabalhista e previdenciária prometem mudar radicalmente as perspectivas das próximas gerações de trabalhadores e, com elas, os desafios dos Médicos do Trabalho. Para debater estas questões, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) realizará, no dia 15 de novembro, em São Paulo, o XVI Fórum Presença ANAMT.

O evento, cujo tema será “Brasil: um país em reforma e os impactos para a saúde e a segurança dos trabalhadores”, reunirá especialistas de todo o país para abordar os desafios da Medicina do Trabalho diante destas mudanças. O Fórum Presença ANAMT é gratuito para associados e as inscrições vão até 14 de novembro.

Saiba mais informações aqui.

Por |2017-10-03T16:24:49-03:003 de outubro de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em 4 de outubro: celebração do Dia da Medicina do Trabalho marca a data