Dicas ajudam trabalhadores no combate a doenças por excesso de trabalho

A crise econômica afeta o número de empregos no País. Enquanto as empresas cortam custos ao desligar funcionários, os que ficam acabam sobrecarregados ao ter de fazer as obrigações de quem foi demitido. Dados do Ministério do Trabalham apontam que de 2009 a 2015, cerca de 97 mil trabalhadores foram aposentados por invalidez devido a transtornos mentais ou emocionais.

A estimativa é que esse número cresça uma vez que a reforma trabalhista e previdenciária vão afetar de forma significativa a vida e o futuro dos trabalhadores brasileiros. Para a psicóloga Miriam Farias, o profissional, além de cuidar do corpo para suportar a rotina que pode vir a ser modificada, indica cuidados com a saúde mental. “O estresse, ansiedade, depressão, fobias e o pânico, estão chegando a níveis alarmantes, e podem causar sintomas físicos como dores de estômago, úlceras, fortes dores de cabeça, cansaço excessivo, insônias, entre outros fatores que influenciam na saúde física e mental do trabalhador”.

É possível se prevenir e ser ajudado, a dica é: procure realizar atividades prazerosas, estar entre amigos, se possível, realizar atividade física, não assumir responsabilidades além do seu limite, evitar cobranças excessivas, valorize os momentos de lazer. Em alguns casos é indicada a ajuda de um psicólogo para investigar a origem do problema.

“É importante que o indivíduo cuide de si, e não permita que os agentes sabotadores da boa saúde prejudiquem o seu bem estar. Visitar o médico regularmente para uma avaliação é importante. A saúde bucal também tem influência numa boa qualidade de vida, a atividade sexual não deve ser esquecida, ter uma boa alimentação, ingerindo alimentos saudáveis é fundamental. Tudo isso contribui não só para uma boa saúde física, como para uma boa autoestima. A autoestima é uma excelente defesa para a saúde física, mental e emocional. É importante lembrar que a saúde é o seu bem mais precioso, preserve-a e tenha uma vida mais feliz”, finaliza.

(Com informações: IG)

Por |2017-05-30T14:08:34-03:0030 de maio de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dicas ajudam trabalhadores no combate a doenças por excesso de trabalho