>>>Dia Mundial da Hipertensão: 25% da população adulta apresenta pressão elevada

Dia Mundial da Hipertensão: 25% da população adulta apresenta pressão elevada

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no mínimo 25% da nossa população adulta apresenta níveis elevados de pressão arterial. O quadro, caracterizado por um aperto nos vasos sanguíneos, está por trás de desfechos graves. Para ter ideia, a Organização Mundial da Saúde calcula que a hipertensão é responsável por 51% das mortes por derrame e 45% dos óbitos associados a doenças cardíacas.

Todos os dias 17 de maio, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde se une à comunidade global para celebrar o Dia Mundial da Hipertensão como uma oportunidade para enfatizar a necessidade de trabalhar na prevenção e controle da hipertensão, para prevenir mortes por doenças cardiovasculares.

No âmbito da data é importante ressaltar que há uma grande disparidade no número de pessoas que estão cientes de sua condição hipertensiva, aqueles que estão sendo tratados e não são controlados, e aqueles que estão sendo tratados e são controlados. Isso faz com que seja necessário aumentar os esforços de conscientização e conhecimento sobre hipertensão, bem como iniciativas para facilitar o acesso a um tratamento adequado e baseado em evidências. Ações que dependem diretamente do papel do Médico do Trabalho.

(Com informações PAHO/WHO)

 

By | 2017-05-17T15:07:28-03:00 17 de maio de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dia Mundial da Hipertensão: 25% da população adulta apresenta pressão elevada