XVIII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: superação de expectativas e definições sobre o novo papel do Médico do Trabalho

Público no XVIII Seminário Sul Brasileiro ANAMT

O XVIII Seminário Sul Brasileiro ANAMT, realizado entre 4 e 6 de maio, em Gramado (RS), foi marcado por palestras que mostraram os maiores desafios do médico do trabalho e o papel da especialidade no atual cenário econômico e social do país. Além de abordar assuntos que levaram os participantes à reflexão, como as questões de ética e moral na tomada de decisões no ambiente do trabalho.

A saúde mental e seus novos modelos de gestão, também nortearam os debates nas mesas redondas, onde especialistas das áreas de psiquiatria e de riscos psicossociais realizaram as explanações de seus estudos e aplicações no setor. Atitudes práticas também foram ressaltadas, sendo reforçada a imagem do médico do trabalho como gestor de saúde.

Tópicos como implementação de políticas públicas de defesa da segurança e saúde do trabalho foram enfatizados para a contribuição do desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.

                        Dr. Mario Bonciani

Gestão integrada de saúde, segurança e meio ambiente foi o tema que abriu os trabalhos no último dia de do seminário (6). Dr. Mário Bonciani destacou a mudança do perfil do adoecimento do trabalhador e a sustentabilidade no ambiente de trabalho. O especialista propôs a reflexão de conceitos como o sistema de gestão, o qual o médico do trabalho precisa utilizar melhor no planejamento das ações que fazem parte de processos de gerenciamento em atividades das empresas, como o serviço especializado em engenharia de segurança do trabalho. Para um projeto de gestão de qualidade funcionar de forma efetiva, é necessária a participação dos funcionários de uma empresa. “Não adianta pensar em qualidade se não tem participação dos trabalhadores. Isso é determinante para a excelência técnica do serviço”, afirmou Bonciani.

A Mesa Redonda contou com a participação do Dr. Paulo Rebelo, vice-presidente da ANAMT, que falou sobre os fatores que influenciam a toxicidade do trabalhador, que vai desde o estado nutricional até as temperaturas ambientais. Ele também abordou quais os desafios do médico do trabalho. “Hoje o médico do trabalho enfrenta diversos desafios, os quais são relacionados às novas tecnologias e também em manter a habilidade social e criativa na tomada de decisões”, disse Rebelo.

As referências de substâncias químicas e seus efeitos para a saúde do trabalhador foram mostrados pelo Dr. Marco Dexheimer, médico e mestre em ciências biológicas, que falou sobre os diversos fatores os quais os trabalhadores são expostos. “Os médicos do trabalho precisam estar atentos aos fatores toxicológicos de risco no ambiente de trabalho. Para isso é preciso um melhor entendimento de como funciona a aplicação de exames e seus resultados nessa área”, reforçou Dexheimer.

Os trabalhos científicos também nortearam a manhã de apresentações. Especialistas de todo o Brasil mostraram pesquisas relacionadas a estudos de casos de prevenção de acidentes e segurança do trabalho.

Prova de Título de Especialista

Dr. Alfredo Cherem acompanha a realização da Prova de Título de Especialista

Além das palestras, ocorreu no sábado a aplicação da Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. A valorização do médico do trabalho enquanto especialista é uma tendência do mercado de trabalho, e também a nível nacional e de legislação. Dr. Alfredo Jorge Cherem, diretor de Título de Especialista da ANAMT, enfatizou a importância dessa atividade para a qualificação dos profissionais do setor. “O que se quer é um reconhecimento entre os próprios médicos do trabalho já titulados, para verificar a qualidade desse médico que está buscando o título de especialista”, afirmou o especialista.

Dra. Marcia Bandini no encerramento do XVIII Seminário Sul Brasileiro ANAMT

O seminário foi encerrado pela Dra. Márcia Bandini, presidente da ANAMT, apresentando os objetivos estratégicos da associação da gestão 2016/2017. O crescimento do quadro associativo foi um dos pontos em destaque. “O crescimento do quadro associativo vem crescendo e mais que os números, a gente percebe com muita clareza o aumento da qualidade desses novos médicos do trabalho”, afirmou a presidente.

Para Dr. Alexandre Dias, presidente da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT) e integrante da comissão organizadora do evento, o Seminário superou as expectativas. “Os objetivos foram amplamente alcançados, tanto no número de participantes e organização operacional, quanto na integração de especialistas das áreas de segurança, saúde e segurança do trabalho”, ressaltou o anfitrião.

Por |2017-05-10T14:23:42-03:006 de maio de 2017|Institucional|Comentários desativados em XVIII Seminário Sul Brasileiro ANAMT: superação de expectativas e definições sobre o novo papel do Médico do Trabalho