Nota de pesar – Prof. Luiz Carlos Morrone

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho – ANAMT cumpre o doloroso dever de comunicar a morte do Professor Luiz Carlos Morrone, nome que se tornou símbolo e exemplo do ensino e da prática da Medicina do Trabalho no nosso país.

Aos 69 anos e 11 meses, o Prof. Morrone encerra um ciclo de 45 anos de bons serviços prestados à Saúde Pública, à Saúde do Trabalhador e à Medicina do Trabalho. Formado em 1969, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Morrone seguiu os passos de seus mestres Bernardo Bedrikow e Diogo Pupo Nogueira, e acompanhou os passos de seus contemporâneos Jorge da Rocha Gomes, Frida Marina Fischer e René Mendes, entre outros, cumprindo os passos de formação acadêmica na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo. Obteve o Mestrado em Saúde Pública em 1979 e o Doutorado em 1997. Sua carreira acadêmica foi concentrada na Faculdade de Ciências Médicas, onde trabalhava desde 1976, no ensino da Medicina do Trabalho na Graduação e na Pós-Graduação, onde coordenou programas de Especialização e de Residência em Medicina do Trabalho, criando, também, o Ambulatório de Doenças Profissionais da Santa Casa. Muitas gerações de médicos do trabalho devem sua formação ao Prof. Morrone e seus assistentes.

Na vida associativa, Morrone dedicou-se integralmente a múltiplas tarefas junto à Associação Nacional de Medicina, onde ocupou cargos de direção, coordenou eventos e participou ativamente de comissões e comitês técnicos sobre os mais variados temas, com ênfase nas questões de ensino da Medicina do Trabalho. Dedicou-se, também, às atividades associativas paulistas, no Departamento de Medicina do Trabalho da APM, na Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho e na Associação Paulista de Medicina do Trabalho, onde era seu atual Diretor Científico.

Na carreira profissional, Morrone trabalhou em instituições públicas e privadas, destacando-se o tempo que dedicou ao Serviço Social do SESI (1973-1981) e ao Hospital do Servidor Público Estadual, do IAMSPE (1972-2008), até sua aposentadoria. Nesse Hospital, organizou e dirigiu, também, programa de Residência em Medicina do Trabalho. Em atividades públicas, trabalhou na Secretaria Estadual do Trabalho, na Secretaria Estadual de Saúde e na Secretaria Municipal de Saúde, sempre em cargos de direção ou coordenação de atividades de Saúde do Trabalhador. Sua carreira inclui o mandato de Superintendente da Fundacentro (1986/87), e breves passagens por empresas de economia mista e empresas privadas.

Uma das marcas registradas dos 45 anos de atividade profissional do Prof. Luiz Carlos Morrone foi sua dedicação e pertinácia. Trabalhando, literalmente, dia e noite, em prol da Medicina do Trabalho, sobretudo com os compromissos de Professor dedicado, dificilmente se terá conhecimento de outro profissional tão intimamente comprometido e obsessivamente “pé de boi” como ele.

Seria longa a lista de atributos aplicáveis ao nosso querido amigo e companheiro. De todos, porém, destacamos os frutos que deixa como professor dedicado, orientador incansável e obstinado, e como exemplo de profissional íntegro, batalhador e lutador destemido.

Os médicos do trabalho brasileiros e as entidades representativas da especialidade Medicina do Trabalho rendem seu preito de respeito e homenagem a Luiz Carlos Morrone. Pelos caprichos da Vida, a morte lhe chegou poucos dias antes de completar 70 anos, mas o que Morrone fez em 45 anos dedicados à Medicina do Trabalho poucos alcançariam fazer, ainda que vivessem um século!

Obrigado, Morrone! Nós não lhe esqueceremos jamais!

(Escrito pelo Prof. René Mendes, em nome da ANAMT)

Diretoria da ANAMT

Por |2014-04-13T12:50:35-03:0013 de abril de 2014|Notícias|Comentários desativados em Nota de pesar – Prof. Luiz Carlos Morrone