Dia Internacional da Mulher: Dra. Elizabeth Dias fala sobre o futuro à frente da AMM

Neste Dia Internacional da Mulher, a primeira mulher eleita para a presidência da Academia Mineira de Medicina (AMM), a médica do trabalho e sanitarista Dra. Elizabeth Dias aborda no texto a seguir a importância da AMM, da atividade acadêmica na área médica, além dos desafios profissionais do setor e dos planos para sua gestão à frente da entidade. A posse no cargo ocorrerá no dia 14 de março:

“A Academia Mineira de Medicina reúne médicos que tendo vivido os dramas, incertezas, e desafios colocaram o melhor de suas habilidades técnicas, conhecimento e arte no cuidado das pessoas, em especial daqueles que sofrem e necessitam de amor, conhecimento e luzes para superar momentos difíceis da vida ou fazer a passagem ao termino da existência, sem dores e sofrimentos desnecessários.

Ser Acadêmico é receber uma consagração pelos pares e o reconhecimento da fidelidade aos princípios hipocráticos que norteiam a profissão, consolando, mitigando dores e aliviando ou curando doenças, como está inscrito no brasão da entidade.

Ser Acadêmico, além do reconhecimento pelos pares, implica em responsabilidades, entre as quais estão o cumprimento da missão de médico ou médica, beneficiando os que sofrem, disponibilizando trabalho e mesmo o tempo de repouso e de lazer, e o compromisso com o estudo continuado. É lutar contra a endemia que deteriora a qualidade de vida e buscar recuperar homens e mulheres brasileiros, somando esforços na luta e propósito por qualidade de vida e saúde.

A AMM tem a missão de ser guardiã das tradições, dos saberes de práticas dos que nos antecederam, que se assim se tornam imortais na história das Medicina Mineira.

Presidir a AMM neste momento histórico no qual vivemos, em especial ser a primeira mulher a alcançar este honroso lugar, reforça todas estas responsabilidades.

Assim, além de agradecer a confiança atribuída pelos Acadêmicos e as contribuições das gestões que nos precedem, a nova Diretoria empossada compartilha a alegria de poder contribuir para a vida da Academia Mineira de Medicina dentro dos princípios norteadores traduzidos e na denominação escolhida: Tradição – Participação – Compromisso.

Tradição, pois recebemos um legado precioso construído nos 54 anos de história da AMM, a muitas mãos, com esforço, dedicação e paixão e nos comprometemos a zelar por ele. Somos um grupo coeso e plural que integra esta diretoria, empenhados em promover participação ampla, abertos à ideias e proposta para consolidar as conquistas realizadas e avançar no compromisso institucional da Academia, de guardiã e promotora da excelência da Medicina Mineira. Nosso Compromisso se expressa no conjunto de valores e na história vivida. Experiência que também nos permite sonhar e contribuir para fazer andar a vida que pulsa na AMM.

Vivenciamos um tempo especial nos 54 anos de existência da AMM com muitas vitórias e conquistas alcançadas, mas também de turbulências na prática médica decorrentes da crise civilizatória que atravessamos, pela incorporação tecnológica acelerada, uso da Inteligência artificial, a mercantilização crescente e a precarização do trabalho e da formação e do exercício da Medicina, com graves dilemas éticos no cotidiano do exercício profissional. E a AMM esta consciente e compromissada com a solução e ou minimização de alguns desses problemas.

Sobre as relações com a Medicina do Trabalho é importante lembrar a presença de um grande Médico do Trabalho, e ex-presidente da ANAMT que nos precedeu neste lugar: o Dr. Gilberto Madeira Peixoto. É significativo lembrar que a Medicina do Trabalho muitas vezes é desvalorizada e vilipendiada no meio médico, tida como uma prática pouco científica e perpassada por questionamentos éticos, de que interesses econômicos preponderam sobre aqueles dos trabalhadores.

Assim, assistir uma Médica do Trabalho, a primeira mulher a chegar à Presidência da Academia Mineira de Medicina é motivo de júbilo a ser compartilhado.

Os planos para a gestão 2025-2027 são ambiciosos e em sintonia com o momento histórico que vivemos: temos um legado a cuidar e o compromisso de continuar na luta, enfrentando os múltiplos desafios do tempo presente.”

Por |2025-03-07T18:21:05-03:007 de março de 2025|Institucional, Notícias|Comentários desativados em Dia Internacional da Mulher: Dra. Elizabeth Dias fala sobre o futuro à frente da AMM