Dr. Sérgio de Lucca assume como editor-chefe da RBMT

A Revista Brasileira de Medicina do Trabalho passou por uma reformulação em seu corpo editorial, desde o final do ano passado, recebeu como editor-chefe o Dr. Sérgio Roberto de Lucca. O novo editor é médico do trabalho, professor associado da área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM-Unicamp, pesquisador sobre Fatores Psicossociais no Trabalho; Saúde Mental e Transtornos Mentais; Síndrome de Burnout; e Violências e Assédio Moral no Trabalho. Além disso, é coordenador do Laboratório de Estudos de Saúde e Trabalho da FCM-Unicamp e do Observatório Nacional de Saúde Mental Trabalho (OBNSMT) e autor do livro “Fatores Psicossociais e Saúde Mental no Trabalho: instrumentos de diagnóstico e intervenção”.

Na entrevista, o Dr. Sérgio destacou a característica plural da RBMT, que abarca temas na área de medicina do trabalho, saúde ocupacional e do trabalhador que podem e devem ser abordados por profissionais de diferentes áreas de conhecimento:

“Apesar de ser uma publicação da ANAMT, é muito importante que a gente destaque e reforce sua pluralidade, no sentido de que ela é para todos os profissionais de saúde ocupacional e do trabalhador. Dentro das empresas nós temos o SESMT, cujas equipes são multiprofissionais, e isso se reflete também em nosso conselho editorial, que é formado por profissionais da Enfermagem, da Fisioterapia e demais profissionais muito qualificados em suas áreas de atuação”.

A RBMT é uma publicação de impacto nacional e internacional, indexada em diversas bases de dados, e recebe artigos de diversos países. Todos os artigos passam por uma rigorosa revisão de pares e seleção, em um processo minucioso e que demanda bastante dedicação da equipe. A publicação está entre as principais revistas brasileiras da área e tem como missão manter o debate atualizado na comunidade – entre os Médicos do Trabalho e demais profissionais da saúde.

“Temos que ter a sensibilidade de perceber o que está acontecendo na sociedade e trazer uma informação do ponto de vista científico para todos. Por isso, precisamos reforçar que a revista tem o acesso aberto para qualquer pessoa. Ao longo do último ano fizemos diversas adaptações que a colocaram no padrão das principais revistas científica, o que é um privilégio”, afirma Dr. Sérgio.

Chamado para dossiê sobre Fatores Psicossociais

Sobre a responsabilidade de manter o debate científico atualizado, a RBMT está fazendo um chamado para o recebimento de artigos para sua próxima edição, que será um dossiê sobre fatores psicossociais. Para enviar seu trabalho, acesse o site da revista por este link.

A redação da NR-1 foi atualizada em agosto de 2024 e incluiu os fatores psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), destacando a importância da saúde mental no contexto da segurança e saúde ocupacional. A nova redação entrará em vigor em 25 de maio deste ano.

“A partir de maio, todas as empresas vão ser fiscalizadas sobre esse assunto e terão que mostrar a gestão sobre os fatores psicossociais, o que elas estão considerando nos ambientes de trabalho. Por isso, achamos extremamente relevante esse suplemento, para subsídio para as empresas poderem fazer esse trabalho”, ressalta o editor-chefe da RBMT.

Por |2025-02-06T11:32:10-03:006 de fevereiro de 2025|Institucional, Notícias|Comentários desativados em Dr. Sérgio de Lucca assume como editor-chefe da RBMT