15 de outubro: Dia do Professor marca o calendário e lembra a categoria

O ensino no Brasil e no mundo vem passando por transformações, e o modelo tradicional está sendo substituído por formatos educacionais inovadores, o que tem ocasionado mudanças no papel do docente. As tendências atuais dos contextos educacionais trazem novos desafios para os professores e representam um novo paradigma para o corpo docente das universidades.

Nesse contexto, o docente de Medicina figura como elemento fundamental para a educação médica e deve ser lembrado nesta quinta-feira (15), Dia do Professor. Ele é a peça chave que propicia perspectivas de transformação nos cursos de Medicina, a construção do conhecimento, problematização, a interdisciplinaridade e a imersão na prática com treinamento em serviço.

O bom professor, longe de ser uma abstração, é uma construção contínua de todo o docente comprometido com uma formação profissional que extrapole a mera aprendizagem de procedimentos e técnicas.

Ao docente de Medicina é exigido um esforço duplo: de um lado pelos pacientes, que dele esperam conhecimentos técnico-científicos apurados e, de outro lado, requerido como professor, de quem se exige ampla bagagem de conceitos e competência criativa para ensinar. Devido a isso, a ANAMT ressalta a importância da valorização desses profissionais e da aprimoração constante do ensino médico no país.

Por |2020-10-15T09:07:27-03:0015 de outubro de 2020|Institucional|Comentários desativados em 15 de outubro: Dia do Professor marca o calendário e lembra a categoria