>>A SST e o Dia Internacional dos Trabalhadores

A SST e o Dia Internacional dos Trabalhadores

O 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma data emblemática na recorrente luta por direitos de trabalhadores de todo o mundo. E, justamente por isso, é uma data em que a Medicina do Trabalho – com seu compromisso de assegurar ao trabalhador o cuidado necessário para que sua atividade profissional seja exercida com segurança e dignidade – seja lembrada.

Nós, Médicos do Trabalho, estamos na linha de frente não só do atendimento a este trabalhador, mas também na pesquisa de técnicas e processos mais seguros em vários segmentos profissionais e frente aos mais diferentes públicos. Seja diante da automação cada vez mais presente nas fábricas, no suporte ao trabalhador impactado pela revolução digital ou em uma plataforma de petróleo, atuamos para garantir a segurança integral de milhões de brasileiros.

Diante disso, parabenizo todos os Médicos do Trabalho empenhados nesta finalidade. E não só eles, mas também os profissionais de saúde das mais diversas especialidades que atendem a nossa população ativa. Somos todos médicos que cuidam de trabalhadores e estamos todos sujeitos aos impactos que a atividade profissional pode causar.

É por isso que aproveito para convidá-los para o 17º Congresso Nacional da ANAMT, que será realizado em Brasília, de 15 a 19 de maio. Lá, reuniremos o que há de mais moderno na Medicina do Trabalho com palestrantes nacionais e internacionais. Nossa programação científica inclui temas como a 4ª Revolução Industrial, ergonomia, o impacto das novas tecnologias à saúde dos trabalhadores, o envelhecimento da força de trabalho e a prevenção de tragédias como a de Brumadinho.

Há mais de um século, o 1º de maio é uma data que simboliza a luta por melhores condições de trabalho. Com eventos como o nosso Congresso e sua contribuição para a proteção dos trabalhadores, esperamos que ela se torne no futuro uma celebração dos resultados alcançados e vidas protegidas. Contamos com a presença de vocês em Brasília.

Com meu fraterno abraço,

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2019-04-30T16:59:28-03:00 30 de abril de 2019|Coluna da presidente|Comentários desativados em A SST e o Dia Internacional dos Trabalhadores