>>51 anos de ANAMT: construindo um futuro melhor para médicos e trabalhadores

51 anos de ANAMT: construindo um futuro melhor para médicos e trabalhadores

Nesta terça-feira (26), a ANAMT completa 51 anos. Há mais de meio século, congregamos Médicos do Trabalho, representamos os pleitos da categoria e atuamos para garantir o bem-estar do trabalhador. Nascemos como entidade em 1968, quando nossa especialidade foi oficialmente reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). A partir da reunião de especialistas visionários dispostos a difundir o cuidado com o trabalhador no país, nos expandimos ano após ano e hoje somos uma das especialidades que mais cresce no Brasil.

Desde então, a ANAMT atravessou momentos fundamentais da história do país e da própria medicina. Nos anos 70, nos popularizamos como especialidade em função da criação dos serviços de saúde nos locais de trabalho, os SESMTs, a partir de uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho. Ao longo dos anos 80, a conscientização de que era necessária atenção à segurança e ao bem-estar do trabalhador culminaram na Constituição Federal de 1988, que incluiu a saúde do trabalhador entre as atribuições do Estado.

Iniciamos nossa trajetória em um ponto em que um dos principais debates era a segurança do trabalhador dos polos industriais brasileiros e hoje estamos diante de um país cuja economia começa a se preocupar com o envelhecimento da força de trabalho e os desafios do teletrabalho. E, em cada um desses momentos, nos preocupamos em apresentar aos Médicos do Trabalho como se preparar para esses cenários.

Esses avanços fizeram com que a Associação crescesse, se profissionalizasse e se democratizasse. Sem abraçar qualquer corrente política, permanecemos como uma instituição técnica, democrática, aberta ao contraditório e disposta a fomentar discussões voltadas ao avanço da especialidade e do cuidado integral ao trabalhador.

Chegamos a 2019 com muitas conquistas acumuladas e desafios pela frente, mas certos de que alcançamos um patamar importante como entidade formadora de opinião. Somos consultados pelo Legislativo no debate de novas leis, fomos ouvidos pelo Judiciário em questões polêmicas como a do amianto e nos tornamos fonte constante de consulta da grande mídia para assuntos relacionados à saúde do trabalhador.

E é por tudo isso que compartilho com vocês a felicidade de ver a ANAMT completar mais um aniversário. E você, Médico do Trabalho, pode comemorar conosco e fazer parte da nossa história. Estaremos todos presentes em Brasília, dos dias 15 a 18 de maio, para o nosso 17º Congresso Nacional. Lá, debateremos o presente e o futuro da Medicina do Trabalho com alguns dos principais especialistas do Brasil e do mundo.

No site do Congresso, você pode conferir a programação completa do evento e inscrever-se. Conto com a sua presença não só para fomentar a discussão técnica, mas para poder aplicar em seu cotidiano esse aprendizado. Venha comemorar esses 51 anos conosco, associe-se e junte-se ao debate. Toda categoria é tão forte quanto a associação que a representa.

Com meu fraterno abraço,

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2019-03-26T09:36:48-03:00 26 de março de 2019|Coluna da presidente|Comentários desativados em 51 anos de ANAMT: construindo um futuro melhor para médicos e trabalhadores