>>Você com voz e voto em 2019

Você com voz e voto em 2019

Caríssimos,

Até parecia que 2018 não ia acabar de tanta coisa que aconteceu no ano passado, não? Pois o ano se foi e o mundo não acabou, como muitos temiam. Pelo contrário, penso que saímos todos mais experientes e fortalecidos das turbulências que varreram nosso país. E 2019 começa com muitas novidades para todos, em especial para nossa querida ANAMT e para nossos associados.

Entramos em contagem regressiva para o final desta gestão, que se dedicou intensamente a cumprir os compromissos assumidos em 2016. Em pouco mais de dois anos, conseguimos profissionalizar a gestão administrativa-financeira da ANAMT, fixar a secretaria em São Paulo para dar maior qualidade no atendimento dos associados, valorizar o Título de Especialista, ampliar o relacionamento e a representação da Medicina do Trabalho em inúmeras frentes e, principalmente, impulsionar a produção técnica científica.

Para coroar nosso legado científico, o 17º Congresso Nacional da ANAMT está em fase avançada de gestação, com todo o amor e profissionalismo que os médicos do trabalho merecem. Nesta mensagem, destaco os cursos pré-congresso que trarão temas relevantes e de aplicação prática como a avaliação funcional de trabalhadores com deficiência, atualização em perícias médicas, novidades na área de ergonomia, assuntos do dia-a-dia da Medicina do Trabalho, como o PCMSO e a semiologia aplicada, promoção da saúde mental, gestão e ambientes de trabalho saudável, Laboratório de Mudanças e acidentes do trabalho, eSocial, otorrinolaringologia ocupacional, mediação de conflitos, estratégias para o retorno ao trabalho, dentre outros temas.

E, por falar em Congresso, vale lembrar que o prazo das inscrições para trabalhos científicos se encerra em 13 de janeiro. Por isso, não deixe para a última hora. Compartilhe sua experiência conosco, afinal, uma das principais razões de um congresso científico é atualizar os colegas nas práticas de sucesso mais recentes.

Infelizmente, nem tudo são flores. Começamos o ano com um grande desafio para a Medicina do Trabalho com as mudanças de regras para o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Medicina do Trabalho, propostas pela Resolução CFM nº 2.219/2018. Recebemos manifestações indignadas de associados e compartilhamos desta indignação, afinal, os médicos que se dedicam a conseguir o reconhecimento através de uma prova para obtenção de Título de Especialista em Medicina do Trabalho têm razão em preservar seu mérito. Por isso, a ANAMT se manifestou publicamente e estuda medidas que possam ser tomadas a respeito.

Mas, a novidade mais importante de 2019 envolve você diretamente. Pela primeira vez na história da ANAMT, você terá direito de votar à distância para eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, independentemente do Congresso. Este é um exercício associativo de grande significado, com vistas ao fortalecimento da ANAMT e da Medicina do Trabalho.

Você receberá a cédula de votação em sua residência, por isso, é muito importante que seus dados estejam atualizados e que você esteja adimplente até 2018. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail secretaria@anamt.org.br ou pelo telefone (11) 3251-0849. Estamos à sua disposição!

Certamente, esta novidade traz consigo outras tantas coisas novas para lidarmos como, por exemplo, um debate ampliado das propostas dos candidatos. Esperamos que com a experiência recentemente adquirida, possamos testemunhar debates de ideias e projetos no mais elevado nível ético, com respeito a diferentes opiniões e posições, porque a ANAMT sempre foi plural. Foi e deve continuar sendo, porque sabemos que nossa especialidade é exercida em campos onde os conflitos são frequentes e, exatamente por isso, exige tolerância e diversidade em sua representação.

Que 2019 seja feliz para todos nós! E que a ANAMT se mantenha em uma trajetória de crescimento e fortalecimento, valorizando a Medicina do Trabalho como merecido.

Com meu afetuoso abraço,

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2019-02-22T16:05:26-03:00 11 de janeiro de 2019|Coluna da presidente|Comentários desativados em Você com voz e voto em 2019