>>Legal é ser transparente!

Legal é ser transparente!

selo_federada_legalPara ser representativa e forte, uma associação nacional precisa ter Federadas atuantes em todos os estados brasileiros. Desde 1968, o ideal da ANAMT tem sido levado a todo o Brasil, primeiro pelo querido Prof. Oswaldo Paulino que percorreu o país e obteve o apoio de muitos médicos do trabalho empenhados em criar Federadas da ANAMT até, mais recentemente, quando o Dr. Carlos Campos ajudou a criar a Federada de Tocantins, fechando assim um ciclo de representação nacional em todos os 27 estados brasileiros.

Fortalecer as Federadas é um compromisso desta Diretoria, desde que assumimos em 2016. Para citar um exemplo, uma das primeiras ações foi aumentar o repasse para a Federada em 40% do valor da anuidade da ANAMT. Assim, a Federada tem um orçamento para usar em benefício de seus associados, promovendo reuniões científicas, encontros, jornadas, dentre outros eventos científicos. Os dados referentes aos repasses podem ser conferidos na Área do Associado, dentro da política de transparência adotada por esta gestão.

Finalmente, e para celebrar seus 50 anos de existência, a ANAMT lançou um projeto inovador – o Federada Legal. Inovador porque sabemos que, apesar dos esforços dos colegas, muitos estados ainda têm dificuldades em deixar a “casa em ordem”, seja pela burocracia em nosso país, seja pela falta de recursos para contratar profissionais especializados. Assim, a ANAMT oferece consultoria jurídica e contábil, sem nenhum custo adicional para a Federada nesse processo de regularização. Quando a Federada apresenta toda a documentação requerida, recebe um certificado e uma declaração da consultoria.

Para ser uma Federada Legal é preciso cumprir com requisitos administrativos, financeiros e, principalmente, estatutários. Por exemplo, a documentação precisa estar em ordem no cartório, a parte financeira e bancária devem ser regulares, o estatuto e o regimento interno precisam ser coerentes com os da ANAMT e as eleições precisam ser devidamente conduzidas e registradas.

Entrega do certificado de Federada Legal à ASMET, primeira Federada reconhecida pela ANAMT

A primeira Federada Legal reconhecida foi a Associação dos Médicos do Trabalho de Mato Grosso do Sul (ASMET), seguida da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT) e Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT). Estão em fase de análise e/ou adequação a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (RJ), a Associação Acreana de Medicina do Trabalho (ASAMT), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho de Rondônia (ANAMT/RO), a Sociedade Pernambucana de Medicina do Trabalho (SOPEMT) e a Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT).

Importante destacar que o projeto é dedicado a todas as Federadas porque legal mesmo é ser transparente com seus associados. E, por falar em transparência, aproveito esta mensagem para agradecer a todos pela compreensão e pelas mensagens de apoio por conta de minha licença temporária de 60 dias. O que me move são ideais em prol da saúde em nosso país. Em breve, estarei de volta. Por enquanto, o Dr. Paulo Rebelo assume a presidência interinamente. Certamente, a ANAMT está em ótimas mãos.

Com meu afetuoso abraço,

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2018-08-31T16:04:43-03:00 31 de agosto de 2018|Coluna da presidente|Comentários desativados em Legal é ser transparente!