>>Uma ANAMT cada vez mais internacional e protagonista

Uma ANAMT cada vez mais internacional e protagonista

anamt_representacao_internacional

Os últimos meses foram marcantes para a ANAMT. Pela primeira vez em 50 anos, a Associação realizou uma Prova de Título de Especialista – categoria especial Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Fortaleza. Não bastasse a ousadia de realizar quatro provas simultâneas, a ANAMT ainda precisou enfrentar as adversidades provocadas pela greve dos caminhoneiros que parou o Brasil para garantir o direito dos quase 900 inscritos no exame. Foi um teste de fogo superado com sucesso graças a uma competente e comprometida equipe de quase cem pessoas entre diretores, integrantes da comissão de Título de Especialista, voluntários que se apresentaram nas Federadas e fornecedores. Mais uma vez, a ANAMT demonstra sua liderança e força na valorização da Medicina do Trabalho.

Se as coisas vão bem no Brasil, não são diferentes quando olhamos para as ações protagonizadas pela ANAMT além do território nacional. Em maio, nossa Associação esteve bem representada no congresso da International Commission on Occupational Health (ICOH). O diretor de Relações Internacionais, Dr. João Silvestre Silva-Junior, acompanhou a apresentação de trabalhos de associados da ANAMT que receberam incentivos para levar um pouco da boa pesquisa que se faz no país na área de saúde do trabalhador. A editora-chefe da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT), Dra. Frida Fischer, foi eleita membro do Board ICOH 2018-2021, feito que muito nos orgulha. No entanto, apesar do friozinho do mês de junho, as novidades mais quentes vêm mesmo dos Estados Unidos por conta da parceria que a ANAMT celebrou com a Harvard T.H. Chan School of Public Health Center for Work, Health and Well-being e com a Universidade de Stanford, por iniciativa da Comissão Técnica de Promoção da Saúde no Trabalho, presidida pelo Dr. Rodrigo Demarch.

A Harvard T.H. Chan School of Public Health desenvolveu um portfólio de três instrumentos direcionados para a avaliação de diferentes variáveis relacionadas à saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores, de forma articulada, reunindo-os em um documento intitulado Dimensions of Corporate Integration (DCI) measurement tool. O primeiro instrumento, intitulado Dimensions Of Corporate Safety Scorecard (DCSS) e agora denominado Questionário sobre as Dimensões de Segurança Corporativa (QDSC), já foi traduzido e adaptado para nossa cultura, e estará disponível para utilização no Brasil a partir de sua publicação na RBMT. O segundo instrumento, intitulado Dimensions of Corporate Well-Being Scorecard (DCWS) teve seu processo de tradução e adaptação transcultural concluído recentemente e será publicado em breve com o nome de Questionário sobre Dimensões do Bem-Estar Corporativo (QDBC). A Comissão de Promoção da Saúde no Trabalho espera concluir o terceiro instrumento ainda em 2018.

Junho também marca a celebração de outra parceria internacional, desta vez com a Universidade de Stanford para traduzir, adaptar e validar, o “Professional Fulfillment Index” (em tradução livre, “Índice de Satisfação Profissional”) desenvolvido pela escola de medicina da entidade americana. Trata-se de uma escala para mensurar o nível de satisfação com a profissão, assim como a incidência de burnout entre médicos. Nos próximos seis meses, a ANAMT vai trabalhar no processo de tradução e adaptação transcultural para a realidade brasileira, bem como buscar parcerias com outras entidades médicas e universidades, para medir a satisfação profissional e burnout médico em escala nacional. O objetivo da pesquisa é identificar os fatores mais importantes que contribuem para o elevado nível de estresse entre médicos e profissionais de saúde, para que ações preventivas possam ser implantadas com maior adequação às necessidades de cada grupo.

Finalmente, a ANAMT está em fase de finalização dos preparativos para a I Conferência Panamericana de Saúde do Trabalhador e Saúde Ambiental, fruto da parceria com associações da América Latina e Caribe, dos Estados Unidos e do Canadá. As inscrições para participar da conferência e inscrever trabalhos científicos já estão abertas. Será um evento imperdível, no qual eu espero encontrar você. Ajude a divulgar nosso evento e obrigada por ler nossa coluna.

Para fechar e usando os idiomas oficiais da conferência: Encontro você no Rio! See you in Rio! Te encuentro en Rio!

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2018-06-22T09:37:38-03:00 22 de junho de 2018|Coluna da presidente|Comentários desativados em Uma ANAMT cada vez mais internacional e protagonista