>, Vitrine>Pesquisa de opinião 2018: é sempre muito bom ouvir você!

Pesquisa de opinião 2018: é sempre muito bom ouvir você!

Reafirmando seu compromisso com a transparência e a participação democrática, mais uma vez a ANAMT abriu um canal de escuta para seus associados. De janeiro a março, recebemos 309 respostas para uma pesquisa de opinião sobre a gestão 2016-2019. Hoje, tenho a alegria de compartilhar com vocês os resultados obtidos e que serão considerados pela Diretoria da ANAMT para que possamos aprimorar o que vai bem e trabalhar naquilo que precisa ser melhorado. Gostaria de agradecer a cada pessoa que respondeu nossa pesquisa – é verdade quando eu digo que sua participação é muito importante – e, em especial, ao Dr. Lionel Henrique de Mattos Ceschim, que foi sorteado com um pacote completo para a I Conferência Panamericana de Saúde do Trabalhador e Ambiental .

Dos pesquisados, 85,3% aprovam a comunicação institucional da ANAMT e a consideram muito boa (38,2%) ou boa (47,1%). A newsletter (96,5% de aprovação) e o portal da ANAMT são os meios preferidos de informação, sendo que 73% visitam o site diariamente ou, no mínimo, semanalmente, e 90% acham que a Coluna da Presidente é importante ou muito importante (agradeço aos leitores assíduos!). A transmissão ao vivo de eventos da ANAMT é aprovada por 88, 2% dos participantes. Nas mídias sociais, a preferência ficou mesmo com o Facebook da ANAMT, com 43% de usuários, e que atualmente conta com mais de 5.600 fãs. O Instagram (22,3%) e o Twitter (12,9%) ficaram bem atrás, o que nos faz repensar as estratégias de uso para estas mídias. Na área de comunicação, a grande surpresa ficou com a maciça aprovação de nossa assessoria de imprensa com 98,3% de pessoas aprovando a proposta da associação pautar a imprensa sobre assuntos relacionados à saúde e trabalho. Certamente, isso nos incentiva a trabalhar ainda mais nesta área.

Na representação institucional, parece que estamos no caminho certo. A representação da ANAMT no Conselho Federal de Medicina (CFM) é aprovada por 97% dos pesquisados e é avaliada como boa ou muito boa por 75,3%. Junto à Associação Médica Brasileira (AMB), nossa representação é aprovada por 95,9% e é avaliada como boa ou muito boa por 77,1%. Manteremos a representação e vamos trabalhar para melhorar ainda mais a qualidade de nosso relacionamento.

A pesquisa mostrou que 97,7% apoiam os posicionamentos da ANAMT sobre leis ou projetos de interesse para nossa área. Os posicionamentos mais recentes foram aprovados por 96,5% no posicionamento sobre a terceirização; 99,5% para a nota sobre trabalho escravo e nada mais que 100% na participação e posicionamento da ANAMT pelo banimento do amianto. Recebemos sugestões de outros posicionamentos que serão estudados por nossa Diretoria e Conselho Técnico.

Na área técnica, todos os participantes aprovam a publicação de recomendações e diretrizes. A recomendação sobre notificação de agravos relacionados ao trabalho foi avaliada como importante ou muito importante por 98,9%. As diretrizes técnicas sobre testes toxicológicos e asma relacionada ao trabalho foram bem avaliadas por 98,2%. E o livro “Questões éticas na prática da Medicina do Trabalho – sigilo e confidencialidade” foi avaliado como importante ou muito importante por 97,6%. Todos os participantes querem mais e deixaram uma lista de sugestões de temas que estão sendo estudados para que possamos priorizar as publicações até o final desta gestão.

No quesito gestão eficiente e sustentável estamos começando a colher bons frutos. O atendimento ao associado é aprovado por 81,2% dos participantes – o que deixou nossa esforçada equipe de secretaria muito feliz e motivada para melhorar ainda mais o atendimento. Associados já usam o sistema para gerar o boleto (74,7%) reduzindo custos com emissão e envio de boletos em papel. A disponibilização dos balancetes financeiros, pilar central de nossa transparência financeira, foi aprovada por 92,9% embora apenas uma minoria (20%) acompanhe, de fato, os relatórios.

No  relacionamento internacional outra boa surpresa. A criação do eixo pan-americano, que promoverá a I Conferência Panamericana de Saúde do Trabalhador e Ambiental, foi aprovada por 94,1%. Em segundo lugar, seguindo bem de perto, ficou a participação da ANAMT na International Commission on Occupational Health (ICOH) e o incentivo para inscrição de trabalhos científicos de associados, com 94,1%. Nossa representação junto à ALSO (Associação Latino-americana de Saúde Ocupacional) foi bem avaliada por 62,9%, enquanto a integração da ANAMT à Internacional Occupacional Medicine Society Collaborative (IOMSC) teve aprovação de 57,7%. Em breve, esperamos trazer mais benefícios para associados a partir destas parcerias internacionais.

Na educação continuada, percebemos que temos oportunidades. A programação é considerada boa ou muito boa por 81,7% dos participantes, mas a frequência pode melhorar, principalmente se pensarmos que vários eventos, como as reuniões científicas e o fórum, são gratuitos e transmitidos pela internet. A maioria dos participantes da pesquisa (61,3%) participaram de 1 a 3 eventos durantes o ano de 2017. No entanto, 30,6% não participaram de evento algum. Isso nos faz refletir sobre como podemos melhorar a divulgação e nossa programação. A Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT) é considerada como importante por 64,7% e 98,3% dizem que a ANAMT deve investir nesta publicação, em especial porque 88,2% usam os artigos científicos para se atualizar e tomar decisões.

Na área de ensino e formação, 98,2% apoiam a iniciativa da ANAMT de desenvolver novas diretrizes para os cursos de especialização (69,4% avaliam a iniciativa como muito importante) e 97,7% aprovam o processo de acreditação de cursos pela associação. Para a residência médica, 96,3% acham que a ANAMT deve incentivar a abertura de novos programas e 99,3% opinaram sobre a importância de desenvolvermos um programa mínimo junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Como estes trabalhos estão em andamento, precisamos acelerar o ritmo e melhorar a divulgação do que está sendo feito. As mudanças na prova para obtenção do título de especialista foram aprovadas por 72,9%.

Finalmente, a notícia que faz nossos olhos bilharem! Simplesmente 97,1% dos respondentes recomendaria a ANAMT para um colega. As razões são muitas e não cabem nesta mensagem, mas foram todas compiladas e estão sendo estudadas para que possamos fazer da nossa ANAMT uma associação ainda melhor, mais forte e maior.

E como participação é importante pra gente, eu não poderia deixar de encerrar esta mensagem agradecendo a cada um de vocês, pedindo para que participem ainda mais e convidando-os para avaliar a mais nova Diretriz Técnica da ANAMT, sobre o uso de eletrocardiograma na avaliação de trabalhadores. Participe! Ouvir você é sempre muito bom pra gente!

Com meu afetuoso abraço,

Dra. Marcia Bandini
Presidente da ANAMT (2016-2019)

By | 2018-04-17T11:15:46-03:00 17 de abril de 2018|Coluna da presidente, Vitrine|Comentários desativados em Pesquisa de opinião 2018: é sempre muito bom ouvir você!