Site lista 10 profissões com mais riscos ao pulmão

Data: 23/03/2012

Dados do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos mostram que em 2008 cerca de 23 mil trabalhadores desenvolveram algum tipo de doença pulmonar relacionada ao ambiente de trabalho. O médico Philip Harber, professor e chefe do Setor da Divisão Ocupacional da UCLA, afirma que é possível prevenir as doenças simplesmente aumentando a proteção. A seguir, veja as 10 piores profissões para os pulmões, segundo o site Health.com:

Construções
Os profissionais que inalam pó em construções e reformas têm mais risco de desenvolver câncer de pulmão, mesotelioma (tipo de câncer que ocorre nas camadas mesoteliais da pleura, entre outros) e asbestose (doença causada pela aspiração de pó de amianto, que provoca cicatrizes e endurecimento dos pulmões). Algumas medidas para prevenir o problema são usar roupas de proteção, inclusive um respirador.

Fábricas
Os trabalhadores de fábricas podem ficar expostos a poeira, produtos químicos e gases, colocando-os em risco para a ocorrência de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). O diacetil, aromatizante presente em fábricas de fast-food pode causar bronquiolite obliterante, doença semelhante à DPOC. De acordo com o especialista, usar uma máscara no momento da filtragem do aromatizante pode ajudar.

área da saúde
O pó encontrado em luvas de látex pode causar um tipo de asma grave. O mais indicado é limitar a exposição ao produto, já que não dá para deixar de usá-lo. A alternativa é adotar luvas sem látex sintéticos.

Indústria têxtil
Um estreitamento das vias respiratórias, chamado bissinose, é comum entre profissionais que atuam no ramo têxtil, já que o algodão quando rasgado libera partículas de poeira e pode causar uma obstrução. Medidas como evitar fumar, usar uma máscara e melhorar a ventilação do ambiente podem prevenir o problema.

Bartender
Felizmente diversos lugares no Brasil já proíbem fumar em locais fechados. A profissão de bartender é uma das mais arriscadas ao sistema respiratório, pois o profissional inala fumaça de forma passiva. Estudos mostram que a saúde pulmonar dos bartenders melhorou após entrar em vigor a lei que proíbe fumar em locais fechados.

Panificação
Padeiros expostos ao pó da farinha podem sofrer com asma futuramente, já que este produto tem grandes chances de causar uma sensibilidade alérgica, principalmente em virtude de enzimas utilizadas para alterar a consistência da massa. Boa ventilação e o uso de uma máscara de proteção podem ajudar a prevenir.

Indústria automobilística
O isocianato, produto presente em tintas em spray, pode causar alergias e trazer desconforto respiratório, com uma espécie de aperto no peito. O uso de respiradores, luvas e óculos, além de ventilação podem ajudar.

Transporte
Caminhoneiros, profissionais que trabalham com transporte de carga e os que atuam em estradas de ferro podem ter mais risco de sofrer com DPOC, em virtude do escape de óleo diesel. Um estudo de 2004 mostrou que as taxas de câncer eram mais altas em trabalhadores ferroviários. Ficar fora da linha direta de escape dos motores a diesel e vestir máscaras de proteção ajudam a reduzir os riscos de desenvolver uma doença pulmonar.

Mineração
Mineiros apresentam alto risco de sofrer doenças pulmonares, principalmente em virtude da poeira. A sílica presente nas minas pode causar uma doença chamada silicose, que deixa cicatrizes no pulmão. Outra patologia comum em mineiros é a pneumoconiose, também chamada de “pulmão preto”, em razão do pó do carvão. Não fumar e usar máscaras de filtragem ajudam a amenizar o problema.

Bombeiros
Bombeiros podem inalar fumaça e uma vasta quantidade de produtos químicos que emanam de um edifício em chamas. Embora a máscara de respiração proteja bastante, alguns profissionais deixam de usá-la no momento pós-incêndio. Por isso proteção respiratória é recomendada em todas as situações.

Fonte: Health

Por |2012-03-23T08:37:09-03:0023 de março de 2012|Notícias|Comentários desativados em Site lista 10 profissões com mais riscos ao pulmão