Dúvidas sobre a Prova de Título de Especialista2023-08-28T20:34:39-03:00

Aqui você encontra as perguntas mais comuns dos alunos e pesquisadores que desejam participar da Prova de Título de Especialista da ANAMT. Caso a sua dúvida não seja respondida no questionário abaixo, entre em contato pelo e-mail titulo@anamt.org.br, ou por meio da nossa sede administrativa, no número (11) 3251-0849.

O que um curso precisa ter para ser acreditado pela ANAMT?

A ANAMT não faz mais acreditação de cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho.

Cursos à distância são reconhecidos pela Associação?

Não reconhecemos cursos à distância (importantes para aperfeiçoamento) para formação de especialista em Medicina do Trabalho.

Sou credenciado em curso de pós-graduação, possuo registro no Ministério do Trabalho e Emprego e exerço ativamente a Medicina do Trabalho. Preciso fazer a Prova de Especialista para poder continuar trabalhando na especialidade?

Você poderá prosseguir com suas atividades laborais, porém sem se referir como especialista. De acordo com a Portaria 590/2014, você deve ter o registro de especialista no Conselho Regional de Medicina do Estado em que atua (a Portaria 2018/2014 concedeu o prazo de quatro anos a partir de dezembro de 2014 para todos médicos adequarem-se a esta exigência). É importante ressaltar que, à parte destas portarias do Ministério do Trabalho, de acordo com as resoluções do Conselho Federal de Medicina, somente podemos divulgar Especialidade Médica se a mesma estiver registrada no Conselho Regional (Registro de Qualificação de Especialista, o RQE).

Caso já tenha pós-graduação em Medicina do Trabalho, como devo proceder para adquirir o Título de Especialista?

Para obtenção do Título de Especialista em Medicina do Trabalho é necessário prestar a Prova de Título. Assim, conforme o manual de convocação, você deve enviar o Curriculum Vitae Padrão Específico (Título de Especialista/Área de Candidato), bem como realizar a prova de Conhecimentos. Em relação a pós-graduação, você deve verificar no item do edital “Formação Regular do Curriculum Vitae Padrão Específico” em qual classificação você se enquadra.

Já possuo Título de Especialista reconhecido pelo Conselho Regional de Medicinal (CRM). Devo fazer a Prova de Título pela ANAMT ou somente uma revalidação? Os títulos se sobrepõem?

Se você tem o número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE), que não é o Título de Especialista, não é necessário fazer a prova, pois você já é especialista. No entanto, ter o Título de Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT é um diferencial para sua vida profissional e uma qualificação reconhecida pelo mercado.

O período de estágio durante a graduação em Medicina pode ser contabilizado para atingir os pré-requisitos exigidos?

Para a pontuação do estágio é necessário que ele tenha ocorrido após a obtenção do diploma de médico e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Quais eventos podem ser contabilizados para o exame?

Os eventos científicos devem ser da área de Medicina do Trabalho. Caso seu evento não esteja especificado no edital, a Comissão da Prova de Título fará uma análise da situação.

Há um modelo de apresentação do comprovante de exercício de atividade especifica de Medicina do Trabalho exigido para realizar a Prova?

O exercício da atividade específica de Medicina do Trabalho através de Declaração de Empregador em papel timbrado e firma reconhecida, onde descrevam detalhadamente os horários, atividades, funções e atribuições.

Como devo proceder para comprovar que sou sócio de uma empresa em Medicina do Trabalho?

Encaminhe o contrato social onde conste seu nome como sócio. A declaração de Coordenador deverá ser de cada entidade, em papel timbrado, especificando a quantidade de empregados e grau de risco, com identificação do declarante para que possa ser adequadamente analisado pela Comissão.

Onde serão divulgados o gabarito e o resultado do exame?

Os documentos estarão disponíveis no site da ANAMT, bem como divulgados nos portais de comunicação da Associação.

Como consigo verificar a avaliação de meu currículo?

A pontuação do currículo de cada candidato está disponível na área exclusiva no site da ANAMT.

Obtive o título de especialista em Medicina do Trabalho recentemente e gostaria de saber quais são as exigências em termos de pontuação para mantê-lo.

Não existem exigências em termos de pontuação para manter esse título. O constante estudo e presença em eventos científicos é uma necessidade de atualização.