O Título de Especialista em Medicina do Trabalho, emitido pela AMB/ANAMT, é considerado uma das melhores formas de mostrar a toda Sociedade e à Comunidade Médica em particular a qualificação profissional necessária para lidar com competência os assuntos da área médica relacionada à Saúde e Segurança do Trabalho, tendo o pleno reconhecimento do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira e da Comissão Nacional de Residência Médica, que são as três Entidades Médicas que compõem a Comissão Mista de Especialidades.

Além de certificar o conhecimento na especialidade, a aplicação da prova obedece um regulamento que valoriza a participação do médico em eventos científicos, experiência profissional, atividades e programas de treinamento específicos e atualização continuada, tendo por base todas as competências requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho.

A prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho é realizada pela ANAMT com uma periodicidade mínima anual, podendo ser eventualmente realizada em mais de uma oportunidade em um mesmo ano. Geralmente, ocorre durante um evento científico importante, como, por exemplo, os Congressos Nacionais ou seminários Regionais da ANAMT e suas Federadas Estaduais.

Atualmente, há duas formas de obter-se o reconhecimento como Especialista em Medicina do Trabalho: ter concluído a Residência Médica, ou ser portador do Título de Especialista emitido pela AMB/ANAMT, cujo prazo de confecção do certificado é de 90 a 120 dias.

A inscrição para o exame deve ser feita na página Título de Especialista/Área do Candidato, além do envio dos documentos solicitados no edital.

Confira também