Diretores da ANAMT2023-09-13T12:29:02-03:00

 

Dr. Luis Fernando Gagliardi – Diretor Administrativo

Médico pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduado em Gestão em Saúde, Medicina do Trabalho, Medicina de tráfego e Pericia Médica. Curso em transtornos mentais relacionados ao trabalho. Especialização em Ergonomia aplicada ao trabalho, Medicina do Trabalho e Medicina de tráfego. Diretor de Divulgação da ANAMT – Gestão 2019/2022. Membro da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito do CONTRAN – 2019/2020. Membro da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego do CFM. Diretor adjunto das Regionais/SP da APMT – 2019-2021 e Diretor Regional da APMT – 2017-2018. Secretário do Departamento de Medicina do Trabalho da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – 2018-2020. Coordenador do Departamento de Medicina do Trabalho da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas – 2021/2023. Coordenador da Subcomissão de Higiene, Medicina e Segurança da ANFAVEA – 2016/2017 e 2018/2019.

 

Dr. Leonardo Pereira Cabral – Diretor Administrativo Adjunto

Médico pela Unichristus. Pós Graduação em Medicina do Trabalho (CENBRAP/FUNORTE), MBA em Gestão de Saúde (FGV), Pós Graduação em Ergonomia (UNIARA). Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB. Presidente da ACEMT (2019-2022). Conselho Fiscal da ACEMT (2016 – 2019). Professor Convidado de Pós Graduação em Medicina do Trabalho (UNIFOR).

 

Dra. Joyce Pessoa – Diretora Financeira

Médica pela Universidade do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-graduação em Medicina do Trabalho pela Faculdade São Camilo do Rio de Janeiro; em Valoração do Dano Corporal Pós-Traumático pela Universidade de Coimbra (Portugal); Estágio em Dermatologia no Hospital Geral de Brasília – Hospital do Exército Brasileiro. Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB e Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas péla ABMLPM/AMB. Médica do Trabalho da SEPLAD (Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do GDF); Médica Perita da Junta Médica Oficial do GDF.

 

Dra. Liane Povoas Garcez de Aguiar – Diretora Financeira Adjunta

Graduada em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Salvador (BA). Residência médica em Cirurgia Geral – SESAB / HGRS – Salvador (BA). Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela AMB/SBCCP. Pós-graduada em Administração hospitalar. MBA em Qualidade e Processos. Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB/ANAMT. Pós-graduada em Higiene Industrial. Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho – PPGSAT – Universidade Federal da Bahia.

 

Dra. Rosylane Rocha – Diretora Científica

Graduada em Medicina pela UniRio. Cirurgiã Geral, Médica do Trabalho e Médica Perita. Pós-graduada em Valoração do Dano Corporal pela Universidade de Coimbra. Doutora em Bioética pela Universidade do Porto. Professora Supervisora de Residência em Medicina do Trabalho na Escola Superior de Ciências da Saúde. Médica do Trabalho da SESDF e SEECDF. Perita do TRT10 e TJDFT. Conselheira Regional e Federal de Medicina. Ex-Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (2019-2022). Conselheira Regional de Medicina do DF. 2ª Vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

 

Dr. Filipe Pacheco Lanes Ribeiro – Comunicação e Marketing

Médico do Trabalho – Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-graduado – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Especialista em medicina do trabalho pela ANAMT. Atual presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho – AMIMT. Médico do trabalho consultor. Atuou como perito, nomeado por juízes em reclamatórias trabalhistas em diversas varas de várias cidades. Perito assistente técnico com atuação em todo território nacional.

Dr. Fábio Francisco dos Santos – Patrimônio

Graduado em Medicina pela PUC-SP. Pós-graduado em Terapia Intensiva para Adultos, Nutrologia, Medicina do Trabalho e Nutrição Funcional e Esportiva. Especialista em Medicina do Trabalho. Membro Titular da ANAMT, membro da ABRAN, membro da American Society for Nutrition (EUA). Professor de Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho, Palestrante e Consultor em Saúde.

 

Dr. Ricardo Turenko – Diretor de Relações Internacionais

Pós-Graduado em Perícia Médica – Ergonomista – Médico do Trabalho, especialista pela ANAMT. Gerente Sênior de Environment Health & Safety da Samsung Eletrônica da Amazônia. Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho do CRM-AM. Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Ergonomia – Antropometria e Biomecânica (ABNT/CEE-136) para a ABNT. Membro da EPMIES – Ergonomics International School, Milão-IT. Secretário Nacional do Brasil de 2022 a 2024 para a International Commission on Occupational Health – ICOH.

 

Dra. Gilvana Campos – Diretora de Legislação

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduada em Perícias Médicas, Medicina do Trabalho e Direito Público. Especialista em Medicina Legal e Pericias Médicas e em Medicina do Trabalho. Médica do Trabalho da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho – Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Advogada (OAB-DF). Doutoranda em Bioética – Universidade de Medicina do Porto (Portugal). Membro da Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícia Médica do Conselho Federal de Medicina.

 

Dra. Simone Assalie – Diretora de Ética e Defesa Profissional

Médica pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Médica do Trabalho e Otorrinolaringologista. Membro do Departamento de Doenças Otorrinolaringológicas do Trabalho da ABORL-CCF. Vice-presidente sudeste da ANAMT (2019/2022), Médica do Trabalho Analista Pericial do Ministério Público do Trabalho e Médica Fiscal do CREMERJ.

 

Dra. Marilurdes Monteiro Barros – Diretora de Título de Especialista

Médica pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduada em Saúde Pública, Medicina de Família e Comunidade, Perícias Médicas e Auditoria em Serviços de Saúde. Título de Especialista em Medicina do Trabalho ANAMT/AMB. Mestra em Pesquisa em Saúde. Ex-Servidora Pública da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Ex-Superintendente da Junta Médica dos Servidores do Estado de Alagoas. Professora do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac, Coordenadora da Comissão de Residência Médica e Supervisora do Programa de Residência em Medicina do Trabalho do Centro Universitário Cesmac. Responsável pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional de Indústria Alimentícia em Maceió.

 

Dr. Ruddy Facci – Assessor do Presidente da ANAMT com participação de consultor do Presidente

Ex-Presidente da ANAMT. Membro do Comitê Científico Internacional “Fatores Organizacionais e Psicossociais no Trabalho”. Membro do Grupo Técnico de Lesões de Membros Superiores da “Internacional Ergonomics Association – IEA”. Coordenador do Comitê Científico Internacional de “Saúde Ocupacional para os Trabalhadores da Saúde”/2012 – 2015. Professor Honorário da Universidade Católica de Santa Maria – Arequipa/Peru. Especialista convidado do Sistema ISO Internacional de Ergonomia. Membro do Comitê Especial de Ergonomia da ABNT/CEE 136. Consultor de empresas em Saúde Ocupacional/Ergonomia. Professor da “International School of Ergonomics of Posture and Movement – EPM”/Itália.

 

Dr. Carlos Campos – Assessor Técnico com Participação na Diretoria de Título de Especialista

Especialista (RQE) em Medicina do Trabalho, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Legal e Perícias Médicas. Especialista em Ergonomia COPPE/UFRJ. Pós–Graduação em Avaliação do Dano Corporal Pós-Traumático na Universidade de Coimbra. Máster em Ergonomia y Psicosociologia na Universidade de Alcalá de Henares – Madrid. Técnico Superior de Prevención de Riesgos Laborales en la Especialidad de Ergonomía OISS/Espanha. Ex-Professor de Ergonomia Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da PUC Goiás. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas Regional de Goiás 2019-2021. Desenvolvendo trabalho em Perícias Médicas, Assistência Técnica Pericial. Consultoria/Mentoring em Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.

 

Dr. Alvaro Frigério Paulo – Assessor Técnico com Participação na Comunicação

Médico pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência em Saúde Pública com concentração na área de Medicina do Trabalho no Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Pós-graduado em Medicina do Trabalho e Medicina Legal e Perícias Médicas. Professor de Medicina do Trabalho. Especialista em Medicina do Trabalho pela AMB e ANAMT. Ex-presidente da ANAMT e da ABRESST/SP