28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Instituído oficialmente em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado internacionalmente nesta sexta-feira, nasceu como um movimento em memória das vítimas dos acidentes e doenças do trabalho.

A data surgiu a partir de uma tragédia que marcou esse mesmo dia no ano de 1969, quando a explosão de uma mina nos Estados Unidos ocasionou a morte de 78 trabalhadores. O que era um dia de luto pela morte, transforma-se em um dia de luta pela vida – uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável.

Como entidade representativa da Medicina do Trabalho, a ANAMT reitera neste dia a importância dos Médicos do Trabalho nas discussões acerca da saúde e segurança da população. Entre 2012 e 2016, os trabalhadores brasileiros perderam mais de 250 milhões de dias de trabalho devido a acidentes e doenças ocupacionais, enquanto cerca de R$ 20 bilhões foram gastos com benefícios acidentários.

Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, lançado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Brasília nesta semana. A ferramenta foi desenvolvida pelo Smart Lab de Trabalho Decente do MPT e da OIT, com a colaboração científica da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Ela facilita com detalhamento inédito o acesso a estatísticas que antes se encontravam perdidas em bancos de dados governamentais ou em anuários pouco inteligíveis, o que dificultava a pesquisa sobre o assunto e a sua compreensão.

Entre os dados apresentados, destacam-se indicadores de frequência de acidentes de trabalho, número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados, dias de trabalho perdidos, mortes acidentárias, localização dos acidentes e afastamentos, ramos de atividade econômica envolvidos, perfis das vítimas e descrições da Classificação Internacional de Doenças.

A ANAMT apoia a iniciativa e a destaca a importância de se subsidiar o desenvolvimento, monitoramento e avaliação de projetos, programas e políticas públicas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho, bem como informar o combate a irregularidades no meio ambiente do trabalho em todo o Brasil.

Clique aqui para acessar o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

Por |2017-04-27T15:12:17-03:0027 de abril de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho