Dia Mundial da Saúde: o papel dos Médicos do Trabalho além do expediente

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. Como entidade representativa da especialidade, a ANAMT reitera neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a importância dos Médicos do Trabalho nesse contexto e das discussões acerca da saúde da população.

Este ano, o tema escolhido pela OMS para conscientizar a população foi depressão, transtorno mental que, segundo a Organização, teve crescimento de 18% nos casos registrados entre 2005 e 2015. Com o lema “Depressão: vamos conversar”, a iniciativa aborda as formas de prevenção e tratamento da doença, já que o atendimento inadequado pode ocasionar em outras doenças graves. A falta de apoio às pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impede muitas pessoas de acessarem o tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas. Veja mais sobre a campanha no site da OMS.

Seminário Sul Brasileiro ANAMT

Com o objetivo de propiciar a saúde integral nos ambientes de trabalho, a ANAMT abordará temas relativos a esse debate no Seminário Sul Brasileiro ANAMT, entre os dias 4 a 6 de maio, em Gramado (RS).

Seminários sobre assuntos como “Riscos psicossociais no trabalho, sofrimento e adoecimento dos trabalhadores: reconhecimento, avaliação, aspectos epidemiológicos e manejo clínico” e “O Médico do Trabalho na gestão integrada de saúde, segurança e meio ambiente” estão na programação.

Veja mais informações sobre o evento em http://seminariosanamt.com.br/18sulbrasileiro/

Por |2017-04-06T15:01:25-03:006 de abril de 2017|Saúde no trabalho|Comentários desativados em Dia Mundial da Saúde: o papel dos Médicos do Trabalho além do expediente