IOMSC: ANAMT se torna membro de entidade internacional

A ANAMT se tornou uma das integrantes da IOMSC, entidade internacional voltada para a integração, fortalecimento, compartilhamento de informações de interesse e o aprimoramento dos médicos da especialidade em nível mundial. Fundada em 2013, a Sociedade é uma iniciativa do American College of Occupational and Environmental Medicine (ACOEM), dos EUA, e da Society of Occupational Medicine, do Reino Unido.

Participaram do encontro de fundação da IOMSC os seguintes países: Alemanha, Brasil (representado pela Associação Brasileira de Medicina do Trabalho, federada da ANAMT no Rio de Janeiro), Canadá, Dinamarca, Eslováquia, Estados Unidos, Estônia, Filipinas, Holanda, Índia, Irlanda, Malásia, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suíça, países que representam 2,625 bilhões de pessoas e a força de trabalho de aproximadamente 915 milhões. Nos anos seguintes, várias outras associações nacionais se juntaram à IOMSC, em todos os continentes.

Segundo o vice-presidente da ANAMT e membro do Comitê Executivo da Sociedade, Dr. Paulo Rebelo, a participação da Associação na IOMSC amplia a atuação da Associação em nível internacional e propicia aos seus associados colaborar em nível internacional nas iniciativas da IOMSC e a troca de informações da especialidade sob a perspectiva de outros países.

Entre as primeiras iniciativas da IOMSC, está a realização de um grande levantamento de informações para traçar um perfil mundial da saúde ocupacional, cujos resultados foram agora divulgados publicamente no artigo do último número do periódico americano JOEM, “Global Trends in Occupational Medicine: Results of the International Occupational Medicine Society Collaborative Survey”,  produzido a partir da colaboração de representantes de 21 países, inclusive o Brasil. O texto pode ser lido aqui. Um outro documento, sobre as competências e áreas do conhecimento necessárias para o exercício da Medicina do Trabalho também já foi divulgado, evidenciando a relevância da produção de conhecimentos e documentos de referência pela IOMSC.

Em abril, a Associação Americana – ACOEM realizará o seu congresso em Denver (EUA), no qual a IOMSC será tema de um dos painéis. “Também será uma oportunidade de contato internacional da ANAMT com especialistas da América do Norte, além dos temas que estão sendo abordados, naquele que é um dos mais importantes congressos da especialidade no mundo”, ressalta Dr. Paulo.

Por |2017-03-24T12:00:56-03:0021 de março de 2017|Institucional|Comentários desativados em IOMSC: ANAMT se torna membro de entidade internacional